Todos os anos as preocupações com seu veículo são praticamente as mesmas, pagar impostos como o IPVA, licenciar o veículo para andar em dia e não ser multado.
Um veículo ele acarreta várias despesas todos os anos, e para você não ter problema, é preciso entender toda a documentação necessária para andar dentro da lei, uma coisa primordial que deve saber, e como dito anteriormente, é que todos os anos, terá que pagar IPVA, a taxa de licenciamento e o seguro DPVAT, conhecido como seguro obrigatório.
Os documentos de porte obrigatório para circulação de veículo, é o CRLV que é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo além é claro da Carteira de Habilitação, a CNH válida.
A partir de agora vou explicar um pouco melhor sobre o documentação do seu veículo irá aprender sobre IPVA, DPVAT e CRLV.
Certificado de Registro do Veículo – CRV
O CRV, é a abreviação para Certificado de Registro de Veículo, e você não pode confundir com o CRLV, que explicarei adiante.
No CRV conterá todas as características do seu veículo, tais como código renavam, chassi, número da placa, ano e modelo do veículo, o tipo de combustível utilizado, espécie e tipo e até mesmo a sua cor.
Muitas pessoas chamam o CRV de DUT, que é o Documento Único de Transferência, este documento nunca vence, e será usado no momento em que você vender seu veículo e transferir para outra pessoa.
É por isto que é importante que guarde este documento em um lugar bem seguro, mas caso o perca, será necessário tirar um segunda via, e em alguns estado este documento pode chegar a custar até 350 reais.
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV
O CRLV é diferente do CRV ou DUT, como você preferir, ele é o documento que você sempre deve carregar com o seu veículo, e tem que ser renovado todos os anos, e os meses de vencimento variam conforme o final da placa, e cada Estado tem seu calendário de vencimento.
Este documento de porte obrigatório é conhecido como licenciamento, e caso esteja dirigindo sem ele, ou esteja vencido, poderá levar um multa de natureza gravíssima, ou seja, 7 pontos na CNH e pagar um valor de R$ 293,47 e mais a apreensão do veículo até a regularização.
E caso tenha levado um multa, pode baixar nosso E-book Gratuito que te ensina a recorrer:
Certidão de Pagamento do IPVA
A Certidão de Pagamento do IPVA não é mais de porte obrigatório, no entanto em alguns casos você poderá precisar dela, como por exemplo na hora de vender o veículo.
A certidão é solicitada na Secretaria da Fazenda de seu Estado, e serve para comprovar a quitação do imposto.
Qual diferença entre licenciamento e IPVA?
Pra que você entenda melhor a diferença do Licenciamento e do IPVA,
O Licenciamento é a inspeção anual referente ao seu automóvel, isto quer dizer que se seu veículo foi licenciado ele estará apto a circular nas vias não devendo imposto e nem multas, ou se houver multa estas estarão suspensas em razão de um recurso.
Já o IPVA, ele é o imposto pago anualmente ao Estado onde o veículo está cadastrado, e o valor deste é sobre uma porcentagem sobre o valor do veículo avaliado, e esta avaliação normalmente é feita pela tabela FIPE.
Carteira de motorista
A carteira de motorista está entre os documentos de porte obrigatório para conduzir um veículo, para ser habilitado, é necessário se matricular em uma autoescola e realizar todo o procedimento, tais como exames práticos e teóricos.
São 5 as permissões de categoria para dirigir.
A – Permissão para veículos de duas e três rodas.
B – Permissão para dirigir veículos de quatro rodas ou mais, no entanto existe um limite de capacidade do veículo de até 3.500 quilos, ou que transporte até 8 passageiros mais o motorista.
C – Permissão para dirigir veículos e caminhões que tem a capacidade de transportar quantidade acima de 3.500 quilos
D – Permissão para transportar passageiros, cuja lotação exceda a quantidade de 8 mais o motorista.
E – A categoria E é a permissão para conduzir veículo com engate ou unidade acoplada como reboque, semirreboque ou trailer que exceda a 8 lugares e com mais de 6.000 quilos.
#recursodemulta #crlv #ipva #cnh
Você também irá gostar de ver:
Lyft Brasil: os transportes por aplicativos estão dentro da lei?
Guia Completo Comprar Veículo PCD
Carro mais caro do mundo – Bugatti La Voiture Nore
Transitar em Velocidade Superior a Máxima Permitida em Mais de 20% até 50%
Como Recorrer de Multas de Trânsito?
O Que é Tabela Fipe e Tabela Molicar
Video: Recurso de Multa Excesso de Velocidade 20%
Video: Recurso de Multa Marcas de Canalização
4 passos para montar uma boa defesa prévia de multa de trânsito
Recurso de Multa JARI: O que é e como são julgados os recursos de infração de trânsito?
CNH suspensa: 5 coisas que você precisa saber
Placas do Mercosul: veja o que muda para 2019