O Que é Tabela Fipe e Tabela Molicar

Você que é ou pretende se tornar proprietário de um veículo já deve ter ouvido falar da famosa tabela Fipe de veículos, muito comum na hora da compra e venda de um veículo. Mas, e da tabela Molicar?

Neste texto vamos abordar e especificar a Tabela Fipe e a Tabela Molicar, explicando suas diferenças e abordando seus pontos principais.

O Que é Tabela Fipe e Tabela Molicar

O Que é Tabela Fipe?

A Tabela FIPE é uma tabela de referência para os preços médios dos veículos no mercado nacional, variando em função da região em que se localiza, e também por alguns aspectos do veículo, como: cor, conservação, modelo ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico, entretanto deve ser usada apenas como comparativo, ou seja, podemos saber a diferença de preços entre dois modelos Fiesta ou de dois anos diferentes de um Ford Ka 1.0., por exemplo.

Seus dados são disponibilizados mensalmente após pesquisas de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Criada em 1973, a Tabela Fipe atua nos 26 estados brasileiros e também é utilizada como base de cálculo na cobrança do IPVA como também na cotação de um seguro.

A Tabela Fipe é a primeira e mais conhecida forma de avalizar o veículo na hora de comprar ou vender, podendo ser consultada através do site veiculos.fipe.org.br.

O Que é Tabela Molicar?

Já a Tabela Molicar é um pouco mais complexa, mas nada impossível de se entender.

Existente desde 1994, a Tabela Molicar não possui nenhum vínculo com organizações relacionadas a veículos, sendo pouco utilizada, porém com maior precisão de informações, obtidas em centros econômicos e em empresas com credibilidade.

Seus dados são obtidos através do levantamento no mercado de veículos dos últimos 35 anos, sendo mais favorável e rentável sua utilização para as seguradoras para comparação de seguros.

Vamos a um exemplo: um veículo específico de carro pode ser diferente de um outro veículo do mesmo modelo, podendo este ter ar-condicionado, freios ABS, direção hidráulica, bancos em couro, enquanto o outro veículo não.

Nesses casos a Tabela Molicar acaba sendo mais precisa, já que a Tabela Fipe condensa muitas configurações diferentes em um único modelo.

Tabela Fipe x Tabela Molicar

Agora que sabemos as definições de Tabela Fipe e Tabela Molicar, podemos afirmar que a Tabela Molicar é mais precisa em  relação a obtenção de dados e informações do que a Tabela Fipe, mas de fato, quais seriam suas diferenças, já que ambas revelam os valores médios para compra e venda de carros?

A resposta está nas informações em que cada uma chegará para obter o valor médio.

Enquanto na Tabela Fipe a média é feita principalmente com base no ano e modelo do veículo, na Tabela Molicar é bem mais especifica as características levadas em consideração, como itens de fábrica, configurações e a presença do freio ABS, que promove maior segurança, por exemplo.

Portanto, a Tabela Molicar é mais específica abrangendo vários detalhes do veículo com o objetivo de precificá-lo de forma imparcial.

Afinal, dois veículos do mesmo ano e modelo podem ter diversos acessórios de fábrica ou equipamentos diferentes que interferem no valor final.

Mas é bom levar em consideração, que a Tabela Fipe apesar de usar métodos mais genéricos, também é considerada uma maneira justa de avaliação do veículo objeto da compra e/ou venda.

Deste modo, seja pela Tabela Fipe ou Tabela Molicar, podemos utilizar de ambas para realizar a cotação de preços e verificar a melhor hora para realizar a compra ou venda de seu veículo.

Você também irá gostar de ler e assistir:

Fórmula do Recurso de Multa
Multas auto suspensivas: O que fazer diante da suspensão da CNH?
Avançar sinal vermelho de noite
Valor da multa por transitar em faixa de ônibus
IPVA atrasado
Qual a pontuação máxima permitida na CNH?
Se pagar a multa não sofro penalidade?
Não é possível recorrer de multas com foto
Qual a tolerância para radar de velocidade?
Conversão da Multa em Advertência por Escrito
Lyft Brasil: os transportes por aplicativos estão dentro da lei?
Guia Completo Comprar Veículo PCD
O Que é Tabela Fipe e Tabela Molicar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *