Placas do Mercosul: veja o que muda para 2019

Quer como recorrer de multa de trânsito? Leia abaixo e saiba como fazer, ou se quiser Baixe Grátis nosso ebook e aprenda como elaborar seu recurso de multa de trânsito, clique aqui.

Desde o começo de 2019 as placas que vêm com um padrão único para o Mercosul já estão sendo utilizadas em determinadas partes do Brasil. Os primeiros testes foram realizados no Rio de Janeiro, mas nos dias atuais já é possível encontrar em alguns estados, com aplicação gradual em outros. Dessa forma, é preciso saber o que muda para 2019 com as placas do Mercosul.

Placas do Mercosul

As adequações de cada Departamento de Trânsito (Detran), do Distrito Federal e outras unidades federativas será obrigatória a partir de 30 de junho de 2019. Até lá, não é preciso fazer as mudanças, mas é importante conhecer cada característica desse tema que se tornou polêmico. Para explicar melhor trazemos o que muda para 2019 com as placas do Mercosul – e, assim, evita-se surpresas.

Veículos que precisam se adequar as placas

A grande parte dos veículos não é obrigada a colocar a padronização do Mercosul. Ou, pelo menos, até 2023, data que é convencionada para que todos os automóveis do país estejam em conformidade com o padrão. Todavia, há alguns veículos que precisam, obrigatoriamente, se adequar às placas do Mercosul até o dia 30 de junho. São eles:

1) Automóveis ‘0 km’, ou seja, modelos novos;

2) Quando houve transferência de proprietário e/ou município;

3) Troca de categoria que geralmente é identificada pela cor (como táxis que voltam a se tornar um popular);

4) Placas que precisam ser trocadas, placas danificadas ou ainda não aprovadas.

Novas combinações alfanuméricas

Também muda a sequência de números e letras das placas antigas. Anteriormente, eram três letras e quatro números (AAA 0000, por exemplo). Agora, com as novas placas do Mercosul, além de serem quatro letras e três números, a sequência muda – será, exemplificando novamente, AAA 0A00. Isso permite 450 milhões de combinações contra 150 milhões do sistema antigo, que já estava atingindo seu teto.

Outro ponto é que os países têm autonomia para escolher como será feita a distribuição. Isso ajudará, principalmente, na identificação da placa de cada país – além da bandeira nacional que aparecerá no canto superior direito. Quem já tiver um carro emplacado, manterá o padrão e trocará o segundo número por uma letra. ‘A’ corresponderá a ‘0’, ‘B’ a ‘1’, ‘C’ a ‘2’ e assim sucessivamente até ‘9’ representar ‘J’.

Combinações Alfanumérica Placas do Mercosul

Outras mudanças

A cidade e estado das placas brasileiras serão identificadas apenas por um código QR no canto superior direito. Ou seja: não haverá como as pessoas saberem do local de procedência – apenas com a leitura do código pelos órgãos responsáveis. O país, como dito, terá a bandeira e o nome na parte superior da placa.

As cores que identificavam a categoria e ficavam ao fundo da placa, agora serão ‘pintadas’ nas letras. O preto é um automóvel particular; azul é oficial; vermelho é comercial; laranja é diplomático; verde é especial; e roxo é de colecionador. Dessa forma, continua o padrão antigo, mas muda a configuração das cores.

E o que não muda?

Sabendo o que muda para 2019 nas placas do Mercosul, é importante frisar duas coisas que continuam a mesma: o preço para o emplacamento e do próprio objeto de identificação, além das dimensões das placas. Por fim, vale lembrar que as leis de trânsito seguem as mesmas e, apesar da facilidade de viajar pelo Mercosul, é preciso ficar atento para não sofrer com infrações em países que têm outra legislação.

Quer ter acesso a conteúdos e dicas exclusivas como essas? Inscreva-se na nossa lista de contatos e não deixe de baixar o nosso e-book.

#PlacasdoMercosul #recursodemulta

Você também irá gostar de ler e assistir:

Recurso de Multa JARI: O que é e como são julgados os recursos de infração de trânsito?
CNH suspensa: 5 coisas que você precisa saber
Como Funciona o Sem Parar? Guia Completo
5 Passos para recorrer de multas do Detran SC e baixar pontos da CNH
Modelo de Recurso de Multa: Veja como preencher o formulário
Como consultar multas de trânsito mg (3 passos simples)
Consultar multas de trânsito pela internet
Recorrer multa por dirigir ameaçando os pedestres
Como recorrer multa por dirigir sob influência de substância determine dependência
Aprenda a recorrer da multa por dirigir sob influência de álcool
Multa por dirigir moto com farol apagado – Suspende a CNH

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *