Consultar multas de trânsito pela internet

Levou uma multa de trânsito, e quer aprender como consultar multas de trânsito pela internet? Leia abaixo e saiba como fazer, ou se quiser Baixe Grátis nosso ebook e aprenda como elaborar seu recurso de multa de trânsito, clique aqui.

Preencha o formulário abaixo, nos envie uma uma imagem do auto de infração e te retornaremos com a possibilidade de recurso ou não, e o valor do recurso.

Nos envie uma email agora mesmo e tenha seu orçamento sem compromisso.

Você pode enviar sua mensagem pelo formulário abaixo, pelo instagram @liberato.oficial ou pelo email transitto@transitto.com.br:

Muitos proprietários de veículos não sabem que é possível consultar multas de trânsito pela internet, e acabam ficando perdidos ao tentarem saber se sobre seu veículo recai alguma infração de trânsito.

Consultar multas de trânsito pela internet

Este é um serviço muito útil onde qualquer pessoa poderá verificar a situação de um veículo, bastando ter alguns dados em mãos.

Caso alguma multa recaia sobre seu veículo, ou tenha pontos na sua CNH, é importante realizar seu recurso, sendo assim, é importante consultar multas de trânsito pela internet.

Se manter informado é muito importante, até mesmo pelo fato que muitas pessoas são autuadas e nem tomam conhecimento desta situação, e quando já se dão conta, as vezes estão com a CNH suspensa.

Então vamos aprender a consultar de multas de trânsito pela internet de uma maneira bem fácil e didática.

Aprenda Como Consultar Multas pela Internet

Vamos agora ao que realmente interessa, mas ao consultar multas pela internet, é muito importante que saiba qual a diferença entre um notificação de autuação e uma notificação de penalidade.

Aprenda Como Consultar Multas pela Internet

A infração sempre é praticada quando se viola uma regra do Código de Trânsito Brasileiro, e quando isto ocorrer, será emitida uma Notificação de Autuação, que é a comunicação para o proprietário do veículo, que contra este recai um descumprimento às leis de trânsito.

Já a notificação de penalidade é diferente, ela está amparada pelo parágrafo 3º do artigo 282 do Código de Trânsito Brasileiro e quer dizer que a notificação de autuação já fora emitida, e contra seu veículo já consta uma penalidade, e os pontos já foram lançados na carteira de habilitação do proprietário ou do condutor, caso tenha sido identificado pelo formulário ou pelo agente de trânsito no momento da abordagem.

Artigo 282, parágrafo 3º do CTB

 “Art. 282. Aplicada a penalidade, será expedida notificação ao proprietário do veículo ou ao infrator, por remessa postal ou por qualquer outro meio tecnológico hábil, que assegure a ciência da imposição da penalidade.

  • 3º Sempre que a penalidade de multa for imposta a condutor, à exceção daquela de que trata o § 1º do art. 259, a notificação será encaminhada ao proprietário do veículo, responsável pelo seu pagamento.”

O parágrafo 1º do artigo 259 está no status de vetado, e não surte efeito no referido artigo, sendo assim, todas as multas são de responsabilidade do proprietário do veículo.

Consultar Multas de Trânsito pela Internet

Agora que você já sabe qual e diferença de uma notificação de autuação e uma notificação de penalidade, quando realizar a consulta, caso tenha qualquer uma das duas informações, saberá como exatamente funciona.

Como as multas de trânsito podem ser aplicadas por diferentes órgão de diversos estados, cada consulta deverá ser feita no órgão respectivo, no entanto, no site do Detran, sempre haverá algum tipo de informações de multas também realizadas por outros órgãos como DNIT, DER e PRF, não aparecendo apenas se tiver sido cometida recentemente.

Veja como consultar multas de trânsito pela internet (3 passos)

Passo 01

Acessar o site do Detran, abaixo consta os links para os 27 Detrans existentes.

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Pará

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Tocantins

Passo 02

Procure no site do Detran que deseja consultar o link com as seguintes expressões:

Consulta Multa
Consulta Débitos
Veículo

Entre outros…

Consultar multas de trânsito pela internet costuma seguir um padrão bem parecido, mas varia de órgão para órgão, mas costuma ser uma consulta bem intuitiva.

Passo 03

Após acessar a opção de consulta de multas, basta fornecer as opções necessárias, tais como placa e Revavan, os quais se encontram descritos no documento do veículo.

O Renavan será encontrado na parte superior central do CRV ou CRLV com o nome de Código Renavam.

Depois basta apertar em consultar e verificar as informações.

 A importância de consultar multas de trânsito pela internet

É muito importante que se dê a devida atenção a notificações de infração de trânsito recebida, e não é pelo fato de ela ter sido paga que não te causará mais problemas, pois a penalidade continuará a existir.

Mas caso não tenha realizado o pagamento da multa, saiba que existem algumas consequências, uma delas é a não possibilidade de emissão do CRLV, conforme o artigo 131 parágrafo 2º do Código de Trânsito Brasileiro, isto quer dizer que se o veículo tiver débitos não será possível realizar o licenciamento, a não ser que elabore um recurso de multa.

O Recurso de Multa

recurso de Multa

O recurso de multa de trânsito são alegações do inconformismo que o autuado tem sobre uma notificação de autuação ou a notificação de penalidade recebida.

Com o recurso é possível cancelar a multa ou processo administrativo, e uma das grandes vantagens é a suspensão dos efeitos da multa, caso ele não seja julgado nos primeiros 30 dias após ter sido protocolado.

Isto quer dizer, que se protocolar um recurso e ele não for julgado nos primeiros 30 dias, poderá pedir o efeito suspensivo.

O efeito suspensivo, faz com que todos os efeitos da multa sejam suspensos, até mesmo o valor, e é neste momento que é possível licenciar o veículo sem ter pago a multa.

Conclusão

É muito importante consultar multas de trânsito pela internet, isto faz com que descubra que sobre aquele veículo recai uma infração, e quanto mais cedo descobrir, melhor será para realizar o recurso.

Quer saber se a notificação que recebeu cabe recurso? Você pode nos enviar um email, que iremos analisar gratuitamente.

Caso queira, pode adquirir nosso pacote de teses, onde você mesmo irá elaborar seu recurso de multa como se fosse um profissional do direito. Clique aqui e veja como é possível.