Como saber se o recurso de multa de trânsito foi aceito?
O trânsito brasileiro é cada vez mais caótico. No geral, as leis de trânsito são cada vez mais rigorosas, e há cada vez mais multas sendo aplicadas, por desrespeito às leis de trânsito. Mas, como saber se o recurso de multa de trânsito foi aceito? Nesse artigo, vamos explicar todo o processo de recorrer de multas, passo a passo e com a devida cautela para que você possa evitar gastar dinheiro desnecessariamente.
Como funciona o recurso de multa de trânsito?
O recurso de multa de trânsito é o processo de apelação de uma multa imposta pelas autoridades de trânsito. O motorista pode anexar documentos, como provas de que a infração não foi cometida, e apresentar argumentos em favor de sua causa para que seu recurso seja aceito. Se o recurso não for aceito pelas autoridades de trânsito, pode ser necessário pagar amulta, perder pontos na sua carteira de habilitação ou até mesmo ficar com a carteira de motorista suspensa ou ter a mesma cassada.
Procedimento de recurso de uma multa
O procedimento de recurso é rígido e deve ser seguido à risca para que o motorista possa ter uma chance de ter sua multa cancelada. Primeiro, o motorista precisa ter em mãos a notificação da multa que o órgão de trânsito emitiu. Com isso, o motorista poderá elaborar sua defesa, depois de analisar a notificação e verificar quais erros existem na mesma. Se possível, anexe provas, documentos e outras informações relevantes para acompanhar seu processo.
Avaliação de recurso
Após o protocolo do. recurso, o órgão fará uma avaliação do processo para verificar se o recurso foi aceito, rejeitado ou indeferido. Se o recurso foi aceito, o motorista não terá que pagar a multa. Porém, se o recurso foi rejeitado ou indeferido, o motorista pode optar por fazer um novo recurso sendo agora para a Jari e posteriormente ao Cetran, ou pagar a multa.
Consulta de resultado
Para saber o resultado do recurso de multa, o motorista pode acessar o serviço online “Solicitar e acompanhar recurso”, no site do órgão que o autuou. O resultado também será enviado para o endereço do motorista, explicando se foi aceito ou não.
Como recorrer se o recurso não foi aceito
Se o recurso não foi aceito, o motorista pode escolher entre recorrer novamente ou pagar a multa. Se o motorista optar por recorrer novamente, é necessário realizar uma nova defesa, é sempre importante a conexão de todas as defesas, no sentido de que as teses de uma defesa e outra sejam compatíveis e que as alegações sejam as mesmas. Se o motorista optar por não recorrer poderá pagar a multa.
Conclusão
O recurso de multa de trânsito é um mecanismo importante para os motoristas brasileiros. Se o motorista for autuado, deverá recorrer da multa e seguir o procedimento rigorosamente para ter uma chance de ter a multa cancelada. Ao fazer o recurso, o motorista poderá acompanhar seu processo através do site ou do aplicativo do órgão autuador. Se o recurso não for aceito, o motorista pode optar por recorrer novamente ou pagar a multa.
Portanto, sempre que receber uma notificação de multa de trânsito, faça o recurso e garanta que este seja corretamente avaliado. Se precisar de ajuda para realizar a defesa, solicite ajuda de um profissional especializado.
Whatsapp: (67) 99257-0757
Instagram: @danilorliberato
Posts que podem te interessar:
O que escrever para recorrer multa de bafômetro?
Tem como reverter uma multa por dirigir sob efeito de álcool?
Como recorrer uma multa por excesso de velocidade acima de 50%?
Lei Seca: Multa por recusar a soprar o bafômetro é justa?
Recurso de Suspensão da CNH – Carteira de Motorista
Quando começa a contar o prazo de suspensão da CNH ?
Como enviar recurso de multa pelo correio?
Como Recorrer de Multas Administrativas