Leilão de carros e motos vale a pena?

Leilão de carros e motos vale a pena?

Para algumas pessoas, o leilão de carros e motos, representam uma oportunidade para conseguirem adquirir o veículo próprio. No entanto, para outros, é uma ocasião para investimentos, quando compram carros e motos por valores bem atraentes e revendem pelo preço do mercado.

Existem ainda empresários ou mecânicos que se beneficiam do evento para adquirirem peças e motores usados em boa conservação, para revendas ou consertos de outros veículos.

Considerando que possa ser um bom negócio, tanto para o uso pessoal, quanto para os donos de concessionárias realizarem esse tipo de negócio, podem ter inúmeras questões relacionadas, tanto do lado positivo, quanto negativo, as quais valem a pena serem observadas.

Convidamos você a nos acompanhar nesse artigo e tomar conhecimento de diversas situações. Saiba um pouco mais sobre o assunto antes de investir.

O Que é um Leilão de Carros e Motos?

O Que é um Leilão de Carros e Motos?

O Que é um Leilão de Carros e Motos?

Para sermos bem objetivos, o Leilão de carros e motos é a venda pública de veículos por preços bem abaixo do mercado. Normalmente, são carros que procedem de alguma situação inesperada.

Eles foram tirados de seus donos por motivo, de descumprimento de contratos ou por estarem em desconformidade com as leis de trânsito, ou ainda existe a questão dos sucateados por catástrofes naturais. Assim, no leilão de carros e motos estão os veículos que:

  • Não tiveram suas prestações do financiamento completamente quitadas. Infelizmente o imprevisto pode acontecer até mesmo quando o dono está nas últimas prestações.
  • Veículos apreendidos pela polícia rodoviária federal ou estadual, com IPVA atrasado, ou transgredindo alguma regra de trânsito.
  • Veículos que possuem algum tipo de defeito, ou passaram por situações que os danificaram de alguma forma como enchentes, dentre outras.

Portanto, como é possível observar, um carro ou moto comprado em Leilão, poderá vir em perfeito estado e conservação, como também pode proceder de catástrofes naturais ou rachas, e ter algo dentro deles que já esteja danificado sem que se tenha a certeza de sua conservação.

Qual a lei que ampara a ocorrência de leilões de carros e motos no caso de apreensão?

Qual a lei que ampara a ocorrência de leilões de carros e motos no caso de apreensão?

Qual a lei que ampara a ocorrência de leilões de carros e motos no caso de apreensão?

O artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro, traz de forma clara as condições para que um carro ou moto seja leiloado. No caso, a ocorrência não se dará de forma imediata logo após o recolhimento do veículo, mas sim após 60 dias, caso o dono não se manifeste, pagando a taxa e resgatando seu veículo.

Observe o que diz o artigo 328:

“Art. 328. O veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de sessenta dias, contado da data de recolhimento, será avaliado e levado a leilão, a ser realizado preferencialmente por meio eletrônico.

  • 1Publicado o edital do leilão, a preparação poderá ser iniciada após trinta dias, contados da data de recolhimento do veículo, o qual será classificado em duas categorias:

I – Conservado, quando apresenta condições de segurança para trafegar; e

II – Sucata, quando não está apto a trafegar.”

Veja que tanto os veículos bons, quanto sucatas, poderão ser encontrados no leilão de carros e motos. O que poderá ser bastante vantajoso para donos de oficina ou revendedores de peças usadas.

Outra vantagem para quem deseja se beneficiar, é o fato de que o comprador poderá adquirir o produto a 30% abaixo da tabela FIPE.

Quais os riscos de comprar um veículo no leilão?

Quais os riscos de comprar um veículo no leilão?

Quais os riscos de comprar um veículo no leilão?

Os riscos na realidade sempre existirão. Contudo, as maiores imponderações não estão naqueles que aparecem visivelmente danificados, mas, provem de carros que foram apreendidos devido a estarem muito tempo na inadimplência.

Os donos, sabendo que perderão em breve o veículo, podem tirar dele as peças originais substituindo-as, ou mesmo depenando o veículo. Isso quando não os deixam completamente descuidados. O desleixo ocorre, por já saberem que perderão a moto ou automóvel, devido atraso das prestações ou inadimplências que não cobrirão.

No entanto, algumas observações poderão ajudar o comprador, quando desejar adquirir um veículo no leilão de carros e motos, que foi apreendido por falta de pagamento como por exemplo:

  1. Verificar se valerá a pena adquirir um automóvel ou moto que necessitará de reparos. Dependendo da situação, e das peças que deverão ser repostas, concertá-lo ficará mais caro do que o comprar um veículo fora do leilão.
  2. Levar um mecânico experiente e confiável para avaliar o estado do automóvel ou moto.
  3. Conferir com calma e cuidado toda a documentação, ater-se sobre multas e ocorrências nas quais o veículo esteja envolvido.
  4. Verificar com atenção o ano de fabricação do carro e da moto, e se ainda são fabricadas peças para eles.

Comprar apenas olhando a aparência ou sem observar detalhes, pode deixa-lo frustrado, portanto, realize a averiguação com calma e atenção.

Para onde é direcionado o dinheiro arrecadado no Leilão de carros e motos

Para onde é direcionado o dinheiro arrecadado no Leilão de carros e motos

Para onde é direcionado o dinheiro arrecadado no Leilão de carros e motos

Esta é uma questão bastante curiosa, mesmo porque, sabe-se que os carros recolhidos pela polícia rodoviária federal, poderão estar completamente quitados, porém com IPVA vencido ou outras pendências com a lei. Dessa forma, quem receberá os valores?

Quanto a isso, o artigo 328 do CBT menciona claramente, que, se após os 6 meses de apreensão, o carro não for resgatado, o valor de suas vendas deverá custear a realização do leilão de carros e motos, ou os valores retornarão aos credores ou órgãos tributáveis, podendo a justiça interferir quanto ao destino da verba arrecadada:

  • 6Os valores arrecadados em leilão deverão ser utilizados para custeio da realização do leilão, dividindo-se os custos entre os veículos arrematados, proporcionalmente ao valor da arrematação, e destinando-se os valores remanescentes, na seguinte ordem, para

I – as despesas com remoção e estada;

II – os tributos vinculados ao veículo, na forma do § 10;

III – os credores trabalhistas, tributários e titulares de crédito com garantia real, segundo a ordem de preferência estabelecida no art. 186 da Lei no 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Código Tributário Nacional);

IV – As multas devidas ao órgão ou à entidade responsável pelo leilão;

V – As demais multas devidas aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, segundo a ordem cronológica; e

VI – Os demais créditos, segundo a ordem de preferência legal.”

Qualquer pessoa poderá participar do leilão de carros e motos, menos os menores de idade. Se você estiver com nome em dia no SPC e SERASA, basta apresentar o CPF, Identidade e comprovante de residência, para ter acesso total ao leilão de carros e motos.

Veículos apreendidos pelo Detran como são leiloados?

Veículos apreendidos pelo Detran como são leiloados?

Veículos apreendidos pelo Detran como são leiloados?

O leilão de carros e motos apreendidos pelo Detran inicia-se pela alienação. Após sua organização, a data e horário, são divulgados pela mídia, jornais, rádio e internet. Dessa forma os compradores interessados poderão dar sua participação.

Eles poderão acontecer de forma presencial, sendo divulgado o local, ou poderão ocorrer online, que naturalmente acumula um numero maior de participantes, pois podem participar de qualquer parte do planeta.

Outra questão a ser levada em conta, é que não existe financiamentos nesse tipo de negociação. No leilão de carros e motos, as vendas acontecem a vista, portanto é necessário que tenha o dinheiro em mãos, se desejar adquiri-los.

Cuidado com veículos alienados à financeiras! Essas conduções pertencem ao banco. Foram tirados dos donos, por não cumprirem com os pagamentos em dia. Ao verificar o documento do veículo que deseja comprar no leilão de carros e motos, observe se está na descrição do documento: alienação fiduciária, caso esteja, informe-se melhor, antes de adquiri-lo.

Leilão de carros e motos vale a pena?

Leilão de carros e motos vale a pena?

Como acontecem os lances no leilão de carros e motos

O lance a ser dado no leilão, dependerá de quanto cada interessado estiver disposto a pagar. Aquele que fizer uma oferta mais vantajosa é quem fica com o objeto leiloado.

Naturalmente, é possível que o leiloeiro inicie o leilão de carros e motos, dando uma partida inicial, um valor mínimo, que ao receber o primeiro lance, vá subindo, até que chegue a última oferta. Normalmente isso ocorrerá com objetos mais valorizados.

Uma dica nesse caso, é de que você mantenha o controle sobre suas emoções, para não cometer o erro, de se deixar ir levando pelas ofertas de outros concorrentes, acabando por oferecer um valor que o carro realmente não possua. Fique atento, para ver se o valor oferecido pelo modelo e ano, realmente compense.

Leilão de carros e motos vale a pena?

Isso dependerá bastante do que irá ser comprado. Alguns veículos estão realmente em ótimas condições e preços fabulosos, outros, porém poderão precisar de reparos, e podem não valer muito a pena.

A questão é que dependerá do que o comprador deseja fazer com o que irá comprar. Se o comprador possui uma oficina, pode ser muito vantajoso, pois ele mesmo poderá realizar os reparos necessários. Se tratando de um comprador de sucatas para coletar peças também poderá valer a pena. A resposta, portanto, é muito subjetiva.

Leilão de carros e motos vale a pena?

Leilão de carros e motos vale a pena?

Sites de leilões de carros e motos mais famosos

Veja abaixo alguns dos sites de leilões mais famosos.

Sodré Santoro.

Milan Leilões.

Leilão da Terra.

Super Bid.

Conclusão

Antes de participar do leilão de carros e motos, se prepare bem, para que não se deixe ser levado pelas aparências ou impulsos. Pensar antes é melhor do que esquentar a cabeça depois! Se você precisa de maiores esclarecimentos ou informações jurídicas, com respeito ao leilão de carros e motos, conte conosco!

Deixe abaixo seu comentário ou dúvidas!  Estamos aqui para orientá-lo com muito prazer!

Um abraço e até breve

Você também irá gostar de ler:

Modelo de Recurso de Multa de Trânsito – Garantido

Como Recorrer da sua multa de trânsito em 3 passos simples.

Recurso de Multa – Funciona

Como Verificar se meu veículo possui multas de trânsito

Recurso de Multa de Trânsito – Testado

Teve sua CNH cassada? Veja como é possível recorrer

Defesa de Autuação e como fazer recurso no Detran

Me recusei a fazer o teste do bafômetro, o que devo fazer?

Trânsitto – Recursos de Multa de Trânsito

E-book GRATIS que te ajuda a recorrer de multa – Funciona

#recursodemulta #modeloderecursodemulta #recorrermultas

 

Sabe o que todos estão fazendo para recorrer de suas multas de trânsito? Não fique de fora, é isto que fará a diferença para você. Tenha acesso ao nosso e-book GRATUITO cancela multas com um modelo pronto. Resolva isto hoje, se inscreva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *