Dirigindo no Exterior: Onde Sua CNH Brasileira é Aceita e Como Evitar Complicações
Conseguir a sua carteira de motorista é uma grande conquista. O conforto e comodidade de dirigir o próprio carro em vez de depender sempre do transporte público fazem uma grande diferença na sua qualidade de vida. E quando você viaja de avião, pode alugar um veículo local e usá-lo. A questão é saber onde a CNH brasileira é aceita.
Onde a CNH Brasileira é Aceita?
Como o Brasil segue as normas internacionais de trânsito, a habilitação brasileira é válida em vários lugares do mundo. Da mesma forma, pessoas de outros países que venham para o Brasil também podem dirigir normalmente com suas respectivas habilidades estrangeiras.
América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México
Estados Unidos, Canadá e México aceitam a carteira de motorista brasileira, mas com alguns detalhes a mais. A princípio, você pode chegar no país e comprar ou alugar um veículo para uso local. Porém, essa permissão geral é válida apenas pelos primeiros 180 dias de permanência no país. Após esse prazo, você é obrigado a apresentar, junto com a sua CNH e passaporte, sua Permissão Internacional de Dirigir, ou PID.
América do Sul e Central
Em alguns países da América Central, como Cuba, República Dominicana e Costa Rica, você pode dirigir normalmente com a sua CNH brasileira. Já em outros países da América do Sul, como Argentina, Equador, Colômbia, Chile, Peru e Paraguai, pode ser que você precisa contratar um Seguro Carta Verde, uma modalidade que cobre veículos de passeio em viagem internacional entre países do Mercosul.
Ásia
Você também tem permissão para dirigir em vários países da Ásia com a sua CNH, com Tailândia, China e Coréia do Sul. Um país asiático em particular em que você não pode dirigir é no Japão, pois toda a sinalização é montada com ideogramas. Seria impossível para um estrangeiro sem conhecimento da língua se orientar.
Europa
Na maioria dos países da Europa, como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Noruega e Reino Unido, você precisa apresentar um passaporte juramentado junto à carteira de motorista. O mesmo princípio se aplica a vários países de mão inglesa, aqueles em que você dirige do lado esquerdo da rua, como África do Sul e Austrália. Nesses casos, o mais indicado é apresentar também o PID.
Como Dirigir no Exterior sem Complicações?
Se você quer minimizar qualquer dificuldade para usar a CNH brasileira em outro país, o mais recomendado é buscar uma Permissão Internacional para Dirigir, ou PID. É um documento válido em todos os países que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito, o qual você pode solicitar ainda no Brasil.
Agora que você tirou suas dúvidas sobre onde a CNH brasileira é aceita, pode planejar melhor as suas viagens. Seja para alugar um veículo em seu destino ou dirigir até outro país.
.