Levou uma multa por dirigir sob influência de álcool? Baixe Grátis nosso ebook que te ensina a recorrer de multas de trânsito, clique aqui.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que for flagrado dirigindo depois de ingerir bebida alcoolica, estará cometendo uma infração de natureza gravíssima, a qual computará 7 pontos na carteira de motorista do condutor infrator.
Veja abaixo tudo sobre esta multa, e saiba como recorrer.
Multa por dirigir sob a influência de álcool
Diversos motoristas tem sofrido este tipo de sanção, por beberem e depois assumir o volante de um veículo, apesar de muitas vezes estarem errados, por um outro lado, é necessário que o poder público cumpra algumas regras no momento da autuação, o que por vezes não é respeitado, ocasionando anulação da multa.
Esta infração é amparada pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: Infração - gravíssima; Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4o do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - do Código de Trânsito Brasileiro. Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.
É importante destacar, que se em um prazo de 12 meses o motorista infrator for flagrado cometendo esta mesma infração mais de uma vez, terá a multa aplicada em dobro.
O pagamento de qualquer multa onde a penalidade for a suspensão do direito de dirigir, não afasta o processo administrativo. Muitos motoristas imaginam que se pagarem a multa, não terão a CNH suspensa, no entanto isto não é uma verdade.
Valor e pontos da multa por dirigir sob influência de álcool
O valor desta multa é de R$ 2.934,70, mais suspensão do direito de dirigir.
Esta infração tem um valor bem elevado, sendo uma multa gravíssima de 7 pontos na carteira de motorista, auto suspensiva, isto quer dizer que cometendo esta infração será gerado contra o condutor um processo administrativo para suspensão do direito de dirigir.
Entendo que esteja preocupado, é por isto que é tão importante recorrer. Com um recurso bem fundamentado, é possível reverter toda esta situação.
Recorrendo da multa por dirigir alcoolizado
Assim que receber esta multa, é importante saber que pela via administrativa, terá 3 (três) chances de recurso, vejamos:
Defesa de Autuação: Esta será encaminhada ao diretor do órgão que te autuou, podendo ser alegado nesta etapa erros contidos na notificação.
Defesa Prévia (JARI): Não sendo aceito a defesa de autuação, ou caso tenha perdido este prazo para recurso, poderá alegar na defesa prévia tudo o que for aceito em direito, tal como realizar relatos e juntar provas.
Recurso de 2ª Instância (CETRAN): Só é possível recorrer para o Cetran, se anteriormente tiver recorrido para a Jari, e é nesta etapa onde a maioria das multas são canceladas.
Os recurso personalizados e mais bem fundamentados são aqueles que conseguem cancelar as multas, é por isto que é importante estar da posse de um bom material, com boas teses que te ajude a recorrer, e também do nosso E-book GRÁTIS, que contém inclusive um modelo de recurso, ou contratar um profissional para fazer isto por você.
Recurso de suspensão por dirigir veículo alcoolizado
É importante saber, que caso consiga cancelar a multa com o recurso, este processo não será gerado.
O processo de suspensão somente ocorrerá caso não recorra da multa, ou recorra e não consiga anular.
Este recurso é feito nos mesmos moldes do recurso de multa, com 3 (três) etapas: Defesa Prévia, Recurso de 1ª Instância (JARI) e o recurso de 2ª Instância (CETRAN).
Da mesma maneira, é preciso que o recurso seja personalizado e bem fundamentado, lembrando da importância de recorrer até o final, ou seja, em todas as instâncias, lembrando sempre que na 2ª Instância, existe mais chances de anulação.
É sempre muito importante contar com um bom material, com ótimas teses, que são as fundamentações que te ajuda a recorrer, como nosso E-book GRÁTIS que contém inclusive um modelo de defesa para você, ou contratar um advogado especializado. Existem vários advogados que prestam este tipo de serviço pela internet com valores em conta.
Conclusão
Ter atenção para não cometer infrações de trânsito é muito importante, principalmente as auto suspensivas como dirigir sob influência de álcool, que podem atrapalhar e muito a vida de um motorista e inclusive de sua família, e por um longo período, não poderá dirigir, além do que, terá que fazer curso de reciclagem e prova.
Para recorrer, você pode adquirir um material com teses que te ajudem a recorrer, pode utilizar de nosso e-book grátis, onde consta um modelo de recurso para te ajudar nesta empreitada, ou contratar um profissional que te ajude a resolver este problema.
Nunca se esqueça que é muito importante recorrer em todas as instâncias, e que normalmente se consegue reverter na última instância. Dê a devida importância para estas infrações que por vezes aparentam não serem grandes problemas, mas que na verdade pode causar enormes transtornos e prejuízos para você e sua família, principalmente se precisar dirigir para familiares ou dirigir para trabalhar.
Tem alguma dúvida sobre a multa que recebeu? Entre em contato que iremos esclarecer. Clique aqui.
Gostou do artigo? Coloque sua avaliação abaixo e faça um comentário, pode ser a sua dúvida.
Alerte seus amigos para que não cometam esta infração. Compartilhe.
Você também irá gostar de ler:
Modelo de Recurso de Multa de Trânsito – Garantido
Como Recorrer da sua multa de trânsito em 3 passos simples.
Como Verificar se meu veículo possui multas de trânsito
Recurso de Multa de Trânsito – Testado
Teve sua CNH cassada? Veja como é possível recorrer
Defesa de Autuação e como fazer recurso no Detran
Me recusei a fazer o teste do bafômetro, o que devo fazer?
Trânsitto – Recursos de Multa de Trânsito
E-book GRATIS que te ajuda a recorrer de multa – Funciona
#recursodemulta #modeloderecursodemulta #recorrermultas