Conheça as multas de trânsito mais comuns no Brasil

Mesmo que os Departamentos de Trânsito informem sobre o código de trânsito brasileiro através dos seus canais de comunicação constantemente sobre o que não é permitido fazer no trânsito, multas e mais multas são cometidas todos os dias. O condutor seguidamente ignora o código e continua colocando a sua vida e as dos demais em risco. Dentre todas as infrações previstas, algumas são muito comuns de serem cometidas e todos já até podem imaginar quais são.

Conheça as multas de trânsito mais comuns no Brasil

Conheça as multas de trânsito mais comuns no Brasil

Bem é certo que muito podem questionar sobre a legalidade delas e que o estado acaba sendo uma máquina de fazer dinheiro através das multas, mas é imprescindível respeitar o código de trânsito. Conheça o Top 3 das infrações de trânsito mais comuns no Brasil.

Avanço de sinal vermelho

Os semáforos são instrumentos fundamentais para a organização do trânsito nas cidades e de salvaguardar a movimentação de todos os condutores e pedestres. Se ele foi instalado naquele lugar, devem ser cumpridas corretamente as instruções através das cores verde, amarela e vermelha. Pois é achando que vai dar tempo de passar quando a indicação é amarela ou pensando que não há problema de avançar enquanto está vermelho é que acontecem os acidentes.

Furar o sinal vermelho é uma infração gravíssima segundo o código de trânsito. Em algumas áreas de risco ela pode até ser permitida em determinados horários, mas é necessário entrar com recurso. Quando o motorista avança o sinal vermelho em muitos casos tem as suas placas fotografadas. O condutor perde sete pontos na CNH e deve pagar uma multa de R$ 293,47.

Não dar preferência ao pedestre

As ruas são vias que foram projetadas para a passagem de veículos, cabendo a circulação de pedestres às calçadas. Entretanto, ele terá a preferência de passagem em alguns lugares determinados quando quiserem ir de um lado a outro da calçada. Pelo CTB o condutor deve parar em toda e qualquer faixa de pedestre se houver alguém para atravessar, independentemente de haver semáforo ou não.

O avanço da faixa de pedestres pode resultar em acidentes fatais, por isso é muito importante cumprir. Se o sinal abre, mas ainda tem pessoas atravessando a faixa também é considerado erro. Quem desrespeita esta regra recebe uma infração gravíssima, o motorista perde sete pontos na carteira e ganha uma multa de R$ 191,54.

Excesso de velocidade

Entra ano e saí ano, e o excesso de velocidade continua sendo a causa mais comum de multas no Brasil. Os números registrados pelos estados chegam a patamares alarmantes quanto a não observância desta lei do Código de Trânsito, a quantidade pode chegar a quase 15 milhões de multas durante o ano em todo o território. Este tipo de infração pode ser dividido em médias, graves e gravíssimas, dependendo da velocidade exercida.

As vias recebem uma indicação de máxima de velocidade para obedecem a sua importância dentro da malha de trânsito da cidade. O desrespeito através da condução de alto risco provoca acidentes de proporções trágicas, sendo o que mais mata. Economizar tempo pode muitas vezes significar mortes.

Quando a velocidade for superior à máxima em até 20% é uma infração média; quando for superior à máxima em mais de 20% até 50% é uma infração grave; e quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% é uma infração gravíssima. O condutor pode perder o direito de dirigir e pagar uma alta quantia de multa.

Não passe mais sufoco na hora de questionar a aplicação de uma multa. Se inscreva na lista de contato do nosso site e baixe o nosso e-book.

Você também irá gostar de ler:

Modelo de Recurso de Multa de Trânsito – Garantido

Como Recorrer da sua multa de trânsito em 3 passos simples.

Recurso de Multa – Funciona

Como Verificar se meu veículo possui multas de trânsito

Recurso de Multa de Trânsito – Testado

Teve sua CNH cassada? Veja como é possível recorrer

Defesa de Autuação e como fazer recurso no Detran

Me recusei a fazer o teste do bafômetro, o que devo fazer?

Trânsitto – Recursos de Multa de Trânsito

E-book GRATIS que te ajuda a recorrer de multa – Funciona

#recursodemulta #modeloderecursodemulta #recorrermultas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *