Durante a cobertura de um lançamento em Campos do Jordão (SP), o AutoPapo flagrou um comboio da Chevrolet com Onix Plus, Tracker e Montana. A montadora está testando os novos motores turbo atualizados para atender ao Proconve PL8, que entrará em vigor em 2025.
A principal mudança que será feita pela Chevrolet em seus motores 1.0 e 1.2 turbo é a adoção da injeção direta. A montadora foi contra a corrente e lançou esses motores com a injeção multiponto tradicional, no duto de admissão, para priorizar a durabilidade e simplificar a manutenção.
VEJA TAMBÉM:
- Chevrolet Spin 2025: motor, consumo, 7 lugares e novos equipamentos
- Correia dentada banhada a óleo é problema só para quem não cuida
- [VÍDEO] Avaliação Chevrolet Tracker RS 2024
Essa configuração já existe na China, onde o 1.0 turbo rende 125 cv e 18,3 kgfm. O 1.2 turbo com injeção direta produz 137 cv e 22,4 kgfm. Esses dado são com gasolina, no Brasil poderá ser mais devido ao uso do etanol.
Motor turbo atualizado virá com melhorias na cabine
Segundo o portal Autos Segredos, o Chevrolet Tracker ganhará um face-lift junto do motor turbo com injeção direta. O SUV pode também ser o primeiro híbrido-leve nacional da marca.
Essa mudança marcará também a chegada do painel digital ao SUV. O equipamento estreou na Spin 2025 e já foi adotado pela S10 e pela Trailblazer.
O Chevrolet Onix também terá um face-lift junto do novo motor turbo com injeção direta. O painel digital também é cotado para o compacto, assim como a nova central multimídia que estreou nos lançamentos recentes da marca.
Quem sofrerá menos mudanças será a Montana. A Chevrolet lançou sua caminhonete compacta de cabine dupla em 2023, o motor virá apenas para atender às normas de emissões. O cluster digital deverá vir junto pois o formato do painel da picape foi pensado para receber o item.
A injeção direta irá ajudar o motor turbo a reduzir emissões e consumo enquanto aumenta a potência. Mas, por outros lado, não irá ajudar na fama do motor de três cilindros da Chevrolet com o público.
Ele já é alvo de críticas devido a correia dentada banhada a óleo, que exige um lubrificante específico em todas as trocas. A injeção direta é outro elemento criticado por especialistas de internet que reclamam de tudo que é novidade.
Essas mudanças pontuais podem ser o que a Chevrolet precisava para segurar o sucesso recente da Volkswagen. O Polo tirou do Onix a liderança em hatches compactos e o T-Cross vem aumentando sua liderança sobre o Tracker.
O post [Segredo] Chevrolet irá adotar injeção direta em seus motores turbo apareceu primeiro em AutoPapo.