A GAC-Toyota, a Toyota China e a Pony.ai se uniram e registraram um novo consórcio, o Zhuifeng Intelligent Technology, que será responsável por produzir uma frota de Robotaxis não tripulados. O objetivo é oferecer esse serviço nas principais cidades chinesas por meio da plataforma de operação Pony.ai.
Um Robotaxi é, nada mais, nada menos do que um táxi autônomo, ou seja, um veículo que possui autonomia para rodar de acordo com as normas e segurança do trânsito, sem a presença de um motorista para conduzi-lo. Nessa lógica, os modelos produzidos pela nova empresa seguirão a linha do carro-conceito bZ4X Robotaxi, que foi apresentado no Salão do Automóvel de Pequim.
VEJA TAMBÉM:
- Carro autônomo: policial: “Os documentos!”
- Carro autônomo tira carteira de primeira e nem fez autoescola!
- Projeto em análise na Câmara regulamenta carros autônomos no Brasil
Os planos da Zhuifeng se baseiam em incorporar ao veículo a sétima geração do sistema autônomo para passageiros da Pony.ai com o objetivo de realizar a comercialização em larga escala. O protótipo GAC-Toyota bZ4X apresentado é equipado com função de assistência de direção inteligente que possui um sistema de segurança pré-colisão.
Esse sistema foi desenvolvido com base em 20 bilhões de quilômetros de dados de “zero acidente” a respeito da direção assistida inteligente. Em casos de emergência, essa tecnologia funciona independentemente da direção autônoma.
Mercado de carros autônomos e Robotaxi
Apesar dos avanços nas tecnologias de automóveis autônomos, a General Motors enfrentou problemas com o sistema autonomo Cruise, que equipou alguns carros como o Chevrolet Bolt EV, após um incidente que aconteceu em outubro de 2023. A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos abriu um processo de avaliação após o carro autônomo atropelar uma mulher em São Francisco. Mais dois relatórios de incidentes envolvendo pedestres feridos pelo sistema Cruise foram registrados na época.
Já no mês de abril deste ano a Hyundai submeteu o modelo Ioniq 5 a um teste de condução em Las Vegas. O carro autônomo foi submetido a um exame de direção semelhante ao realizado pelos motoristas humanos que querem tirar a carteira de habilitação e passou de primeira. O carro foi avaliado rigorosamente e, embora a aprovação não tenha valor oficial, uma vez que não são emitidas licenças individuais para veículos autônomos, essa avaliação pode ajudar a reduzir os medos que algumas pessoas tem de robotaxis .
O mercado de carros autônomos é reduzido, mas está crescendo. A Tesla, por exemplo, já tem um software chamado Full-Self Driving (FSD) e recentemente, Elon Musk anunciou que a montadora está se preparando para revelar seu tão aguardado Robotaxi. O veículo está previsto para 8 de agosto deste ano e será uma adaptação do Tesla Modelo 2.
O post Toyota desenvolve Robotaxi não tripulado apareceu primeiro em AutoPapo.