Falar de Toyota Corolla e citar reputação da marca japonesa e qualidade de construção parece pleonasmo. É mesmo, só que são aspectos inevitáveis para citar quando o assunto é o sedã médio mais vendido do Brasil da última década.
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Hoje vamos focar justamente na geração do Toyota Corolla que consolidou essa hegemonia e que abriu uma frente folgada para o arquirrival Honda Civic. Graças às mesmas virtudes citadas no início deste texto, mas corroboradas por outras análises nessa dissecação do sedã queridinho de todos em sua versão XEi ano 2018.
- Preço médio do Toyota Corolla XEi 2018: entre R$ 95 mil e R$ 108 mil nos principais sites de compra e venda de veículos
- Preço Tabela Fipe Toyota Corolla XEi 2018: R$ 99.455
*valores apurados na última semana de abril de 2024
Breve história
Esta 11ª geração do Toyota Corolla foi lançada mundialmente em 2013 e estreou no Brasil em março de 2014. Trata-se da quarta fase nacional do sedã feita em Indaiatuba (SP) – a produção por lá começou em 1998.
O Toyota Corolla em questão iniciou suas vendas em quatro versões. Duas GLi com o motor 1.8 e até uma opção com câmbio manual que não vendeu nada. E outras duas com o 2.0, sempre automáticas: a XEi em destaque e a Altis.
Uma das novidades desta encarnação do Corolla brasileiro é justamente o câmbio. Do tipo continuamente variável (CVT) e batizado de Multi-Drive, tem sete marchas virtuais. Além disso, assim como o Civic, o conjunto do modelo da Toyota dispensou o tanquinho de gasolina para partidas a frio.
Em 2015 a marca lançou uma nova versão intermediária para o sedã, chamada GLi Upper. Que ainda serviu de base para uma série especial Black no ano seguinte. Ainda em 2016, o Toyota Corolla teve outra edição especial, a Dynamic, baseada na configuração XEi.
Em 2017, já como linha, 2018, a linha Toyota Corolla foi reestilizada e ganhou importantes itens de segurança. Sim, só naquele ano que o sedã incorporou controles de estabilidade e tração, além de sete airbags de série.
As mudanças sutis no desenho duraram pouco. No segundo semestre de 2019 a Toyota lançou a 12ª e atual geração do seu mais famoso sedã no mercado brasileiro.
Desempenho e consumo
O Corolla sempre se caracterizou por um desempenho competente e pacato, até devido ao perfil do seu público-alvo. Com o 2.0 as arrancadas são suficientes e as retomadas dentro daquele padrão de “disposição com conforto”.
O destaque fica para o câmbio. A 11ª geração do Toyota Corolla trouxe um dos melhores acertos de transmissão continuamente variável que se tem notícia. Fato é que o comportamento nem parece de CVT, com mudanças pontuadas pelas sete marchas virtuais.
Ficha técnica do Corolla XEi 2018:
- Motor: 2.0 flex
- Cilindros: 4
- Válvulas por cilindro: 4
- Comando de válvulas: duplo no cabeçote; variação na admissão e escape
- Potência máxima: 154 cv (etanol) e 143 cv (gasolina) a 5.800 rpm
- Torque máximo: 20,7 kgfm (etanol) e 19,4 kgfm (gasolina) a 4.800 rpm
- Transmissão: câmbio automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas; tração dianteira
- Peso: 1.315 kg
- 0 a 100 km/h: 9,6 segundos
- Consumo cidade: 7,2 km/l (etanol) e 10,6 km/l (gasolina)
- Consumo estrada: 8,8 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina)
- Tanque: 60 litros
Espaço e conforto
Motorista e carona usufruem de bom espaço para pernas e ombros e os bancos têm boa densidade. Na geração 11, o Corolla finalmente teve o entre-eixos levado ao patamar dos 2,70 metros, o que se configura em bom vão para as pernas dos passageiros de trás.
A suspensão tem calibragem correta para lidar com os buracos, sem sacrificar os ocupantes da cabine. O isolamento acústico é muito eficiente e o porta-malas acomoda duas malas grandes e outros volumes.
Dimensões e capacidades do Toyota Corolla XEi 2018
- Comprimento: 4,62 m
- Largura: 1,77 m
- Altura: 1,47 m
- Entre-eixos: 2,70 m
- Porta-malas: 470 litros
- Vão livre do solo: 15,5 cm
- Carga útil: 375 kg
Dirigibilidade
Feito sobre a plataforma New MC, o Toyota Corolla 2018 se caracteriza pela construção sólida. A direção transmite firmeza em médias velocidades e só mesmo acima dos 100 km/h pede pequenas correções.
De forma geral, a estabilidade é louvável, reforçada pela adoção, ainda que tardia, do ESC. Nas curvas, o sedã médio não prega sustos.
Principais equipamentos
Veja a lista de itens de série do Toyota Corolla XEi 2018.
- Itens de segurança: sete airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, freios com ABS e EBD, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico, luz de condução diurna, repetidores das setas nas capas dos retrovisores, Isofix, faróis de neblina e alarme.
- Itens de conforto: ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia com GPS, DVD/CD player, TV digital, tomada USB e Bluetooth, volante multifuncional com ajustes de altura e de profundidade, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente, controle de cruzeiro, aletas na direção para troca de marchas, bancos de couro, sensor crepuscular, banco do motorista com ajuste de altura, lavador, comando remoto das portas e banco traseiro rebatível e bipartido.
- Itens de aparência: rodas de liga leve aro 17”, para-choques, maçanetas e capas dos espelhos na cor da carroceria.
Desvalorização
Carros com boa reputação e que vendem muito costumam ter depreciação moderada. Segundo a KBB Brasil, a desvalorização para o Toyota Corolla XEi 2018 ficou em -10,14% no acumulado dos últimos dois anos.
De março de 2022 para março de 2023 o carro perdeu 2,84% de valor, e de março de 2023 para março de 2024 a desvalorização foi de 7,51% no preço B2C da KBB, ou seja, Loja-Consumidor.
Seguro
Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja a menor cotação para o Toyota Corolla XEi 2018.
- Masculino: R$ 4.185,18
- Feminino: R$ 3.646,68
*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)
Revisões
A montadora oferece revisões com preço fixo para veículos que já passaram da garantia ou dos 60 mil km. Confira os valores para o Toyota Corolla XEi 2018.
- 60.000 km: R$ 762
- 70.000 km: R$ 603
- 80.000 km: R$ 1.092
Cesta de peças do Corolla XEi 2018
- Pastilhas de freio: R$ 110 a R$ 240
- Discos de freio: R$ 320 a R$ 500
- Jogo com 4 velas de ignição: R$ 240 a R$ 350
- Filtro de ar elemento: R$ 25 a R$ 40
- Filtro de ar cabine: R$ 20 a R$ 40
- Filtro de combustível: R$ 20 a R$ 30
- Bomba de combustível: R$ 220 a R$ 390
- Kit fluido da transmissão: R$ 670 a R$ 880
- Kit troca de óleo – 5 litros (5w30) + filtro: R$ 340 a R$ 470
- Amortecedores traseiros (par): R$ 440 a R$ 610
- Farol: R$ 550 a R$ 900
- Lanterna traseira: R$ 360 a R$ 600
- Para-lama dianteiro: R$ 350 a R$ 530
- Para-choque traseiro: R$ 400 a R$ 600
Defeitos comuns
- Trepidação e estalos na coluna de direção
- Falhas nos freios
- Desgaste acentuado de Amortecedores
- Problemas no sistema de injeção
- Recall para troca do airbag do motorista e passageiro
- Recall para troca da ancoragem do cinto de segurança
- Recall para reprogramação da transmissão CVT
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