O filtro de ar da moto é um item fundamental para garantir o bom funcionamento do motor. Como o próprio nome aponta ele segura as impurezas e deixa que apenas o ar siga em direção ao motor, porém condutores apressadinhos têm o hábito de retirá-lo para ganhar mais potência e velocidade com a moto o que irá garantir além disso, vários problemas.
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Importância do Filtro de ar
Para que haja a combustão dentro do motor, além de combustível é necessário calor – que é gerado pelas velas – e também de um comburente, o oxigênio. Sendo assim todo motor de moto tem um sistema de admissão de ar para que tudo isso se misture lá dentro e o veículo se movimente.
Porém, como sabemos há muitas partículas de sujeiras na atmosfera, que caso entrem no motor irão comprometer a queima, movimentação das engrenagens e todo o funcionamento dele.
- Dependendo da sujeira que entrar no motor o travamento ou quebra de alguma peça pode ser imediato.
O filtro de ar é a barreira mais importante contra o vento antes dele adentrar o motor e por todos os motivos citados acima ele tem a função de segurar a sujeira que entraria no conjunto.
- Utilizar o filtro de ar sujo, fora do prazo ou deixar a moto sem ele é uma garantia que qualquer sujeira presente no ar entre no motor da moto
Relação de potência
Muitos condutores retiram o filtro de ar da moto para que a admissão de ar seja maior e aí ter aumento de potência. Entretanto, apenas esta manutenção não garante muito ganho nas velocidades finais. Quem quiser realmente melhorar a moto tem que fazer outras modificações nela.
- A maior admissão de ar é compensada pela injeção eletrônica, mais um fator para que o ganho de potência seja bem limitado.
Mesmo que possa haver um ganho mínimo na cavalaria, os riscos de ter o motor danificado pelas impurezas são bem maiores que este aumento na velocidade.
Aumento de consumo
Além de problemas com sujeira no motor, essa maior admissão de ar pode gerar consumo de combustível elevado. O primeiro motivo para isso é a mistura destas partículas com o combustível, que irá queimar de forma mais irregular, provocando assim maior injeção e logo consumo.
O segundo ponto é que o maior fluxo de ar exigirá, naturalmente, que mais combustível seja injetado.
Como utilizar o filtro de ar da moto?
Neste ponto não há segredos. Basta manter o filtro no prazo de validade e trocá-lo conforme indica o manual. Jamais se deve limpar o filtro e o reutilizar, pois isso pode sim retirar muita sujeira, mas as pequenas partículas continuam e as chances de danificá-lo sem perceber são enormes – filtro danificado deixa que as sujeiras passem.