O exame toxicológico é item obrigatório para expedição ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E. Dessa forma, os motoristas que possuem esse tipo de habilitação com vencimento entre janeiro e junho de 2024 têm até o dia 30 de abril para fazer o exame.
Mesmo com a proximidade da data, aproximadamente 3,4 milhões de motoristas ainda estão irregulares. Caso os condutores não cumpram o prazo, será emitida uma multa de R$ 1467,35 a partir do dia 1° de maio e desconto de 7 pontos na carteira.
VEJA TAMBÉM:
- Você pode ser multado sem estar dirigindo
- Como mudar ou adicionar categoria na CNH?
- Exame toxicológico: quem precisa dele para tirar ou renovar a CNH?
Como conferir exame toxicológico na CDT
- O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito precisa estar instalado no seu celular. Caso não esteja, vá até a loja de aplicativos e baixe o programa;
- Ao abrir o app CDT você pode entrar utilizando suas credenciais já cadastradas (CPF e senha) ou entrar com sua conta do Google ou do Facebook;
- Selecione a opção “Condutor” e acesse a seção “Exame Toxicológico”
- Nesta tela você poderá verificar seu status por meio da data de validade do último exame realizado
O Ministério dos Transportes ilustra o tutorial:
Você também pode consultar a validade de seu exame toxicológico pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) utilizando CPF, data de nascimento e data de validade da CNH. Caso esteja vencido, o condutor deve verificar a lista de laboratórios credenciados da Senatran e marcar o exame o quanto antes.
O post Exame toxicológico: como pendência aparece na carteira digital apareceu primeiro em AutoPapo.