O advento dos entregadores e pilotos de aplicativo que rodam de motocicleta gerou a necessidade deste condutor estar sempre com seu smartphone com a bateria cheia, porém isso vem junto com um problema. Não tem carregador de celular na moto – pelo menos não na maioria das motos pequenas que rodam com estes trabalhadores.
A falta do carregador de celular nas motos mais populares criou um mercado para várias fabricantes de eletrônicos desenvolverem tecnologias para se instalar na motocicleta e fazer com que estes usuários sempre tenham a bateria cheia.
VEJA TAMBÉM:
- A moto mais barata do Brasil custa R$ 8.490
- BMW desenvolveu câmbio automatizado que dispensa manete de embreagem em suas motos
- [VÍDEO] Pop 110i ES 2025 ganha partida elétrica e câmbio sem manete por menos de R$ 10 mil
Como funciona o carregador de celular na moto?
Na prática essa tecnologia, que muitas vezes vem junto com um suporte para apoiar o celular (o que é necessário para segurar o aparelho), é um carregador que usa como fonte de alimentação a bateria da moto e para se conectar com o smartphone basta usar um cabo USB convencional.
Existem riscos em instalar este dispositivo?
Como afirmado, este item é uma adaptação que se alimenta diretamente da bateria e sua instalação e utilização podem ser arriscadas e gerar alguns problemas. Primeiro, quem for instalar o recurso deve saber exatamente como fazê-lo, pois há riscos de descargas elétricas o que pode machucar quem estiver operando. Ainda pode queimar algum item da moto ou até mesmo o carregador.
Além disso, o carregador de celular na moto é mais um equipamento para puxar a energia da moto e isso gera danos à bateria.
Em entrevista com a fabricante de baterias Heliar, questionamos a instalação destes equipamentos nas motos.
Como fabricante das baterias não recomendamos instalar nenhum consumidor elétrico que não seja original de montadora”, apontou o Gerente Nacional de Vendas da Clarios/ Baterias Heliar, Fábio Peluso.
O especialista ainda apontou que o fato das motos não serem preparadas de fábrica para receber estes carregadores de celular pode ocasionar em problemas que a garantia da bateria não cobre.
Pode causar danos ao sistema elétrico da moto que não foi dimensionado para um novo acessório consumidor de energia, podendo prejudicar muito a vida útil do produto, com vários modos de falha não procedentes em garantia.”, continua.
Qualquer consumidor elétrico conectado à bateria, que não seja original da moto, afeta a vida útil da bateria.”, finaliza o especialista.
- A legislação nacional, por sua vez, não adverte ou proíbe a prática de ter um carregador de celular na moto.
Infelizmente, enquanto aguardamos as montadoras a adaptarem seus modelos para saírem de fábrica já com o carregador de celular na moto, o piloto terá de se adaptar com este apetrecho a parte – que não faz bem a bateria do veículo – ou comprar os limitados modelos que atualmente contam com a opção.
O post Carregador de celular na moto: boa ou má ideia para a bateria? apareceu primeiro em AutoPapo.