A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) divulgou na última segunda-feira (6) um novo regulamento técnico que será implementado na MotoGP a partir da temporada de 2027. A mudança mais significativa está relacionada à capacidade dos motores, que passarão de 1.000 cm³ para 850 cm³.
VEJA TAMBÉM:
- Recall Kawasaki: motos estão com problemas nas velas de ignição
- Motos mais vendidas do Brasil: indiana se mantém à frente da queridinha Honda
- BMW desenvolveu câmbio automatizado que dispensa manete de embreagem em suas motos
A Comissão do MotoGP aprovou as novas medidas dia 26 de abril. Além da redução na capacidade dos motores, o regulamento inclui ajustes no peso das motos, proíbe dispositivos que alteram a altura dos modelos e mexe no tamanho do tanque e no tipo de combustível a ser utilizado.
- A ideia é que as motos do MotoGP utilizem combustível sustentável em 2027, mas isto ainda está em debate. A redução do tanque de 22 L para 20 L já foi confirmada.
O peso das motos do Moto GP passa de um mínimo de 157 kg, para 153, atitude que serve para contrabalançar a redução dos motores e deve também ser uma modificação natural pela retirada de medidas do propulsor. Além disso o número de caixas de câmbio utilizadas por temporada em cada motocicleta passa de um máximo de 24 para 16,
- Apesar das mudanças, serão mantidos os motores de 4 tempos, mas o diâmetro máximo dos cilindros passa de 81 mm para 75 mm.
Por fim, o novo regulamento técnico do MotoGP de 2027 contempla uma redução nas dimensões da aerodinâmica das motos, com a largura máxima da carenagem dianteira reduzida de 600 mm para 550 mm e a altura máxima da traseira de 1250 mm para 1150 mm.
Mudanças na classificação e na disponibilidade de dados de cada piloto também aconteceram.
O post MotoGP irá trocar motos 1000 por 850 a partir de 2027 apareceu primeiro em AutoPapo.