A General Motors apresentou em janeiro a quarta geração do Chevrolet Equinox. O SUV ganhou visual moderno e mais musculoso para se diferenciar do Equinox EV (elétrico).
Por aqui, o Equinox continua em linha com a mesma carroceria de 2017, importado do México. Oferecido nas versões RS e Premier, o SUV concorre num segmento que tem representantes como Jeep Compass, Honda ZR-V e Toyota Corolla Cross. Isso sem mencionar os híbridos chineses BYD Song Plus e GWM Haval H6.
VEJA TAMBÉM:
- Fiat Strada Ranch Turbo resolve problema de desempenho, mas cobra no consumo
- [VÍDEO] Avaliação Chevrolet Silverado High Country
- [VÍDEO] Avaliação Fiat Fastback Abarth: vale a pena?
Mas mesmo com o peso da idade, o Equinox é um carro que se mostra em pé de igualdade com seus rivais. Testamos a versão RS, com preço sugerido de R$ 225.710, que tem apelo esportivo graças ao uso de elementos de acabamento pintados de preto, como grades, frisos, rodas, assim como o acabamento interno.
O visual é sóbrio, mas impõe presença, principalmente pelas grandes rodas aro 19. Depois de sete anos, o Equinox não revela a idade.
Por dentro, a história muda. O painel deixa claro que o projeto já está datado. A ausência de um quadro de instrumentos digital, ou carregamento por indução são itens corriqueiros em modelos modernos.
Por outro lado, o espaço interno é ótimo. É um carro que leva cinco adultos sem sofrimento. Quatro ocupantes viajam com muito conforto. O porta-malas 468 litros também é generoso, o que faz desse SUV veterano uma opção familiar bastante interessante.
Conteúdos do Equinox RS
O ponto forte deste Chevrolet é o seu pacote de conteúdos. Ele oferece uma lista farta de equipamentos. Confira:
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Direção ElétricaAr-condicionado digital de duas zonas
- Multimídia (com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, Internet 4G, roteador WiFi, navegador GPS e câmera de ré)
- Assistente OnStarComandos remotos
- Vidros elétricos nas quatro portas
- Retrovisores com ajuste elétrico e aquecimento
- Retrovisor interno fotocromático
- Sensores de manobra traseiros e dianteiros
- Monitoramento de pressão dos pneusRodas de liga leve aro 19
- Seis airbags
- Freios ABS
- Freio de estacionamento eletrônico
- Controle de tração
- Controle de estabilidade
- Assistente de partida em rampaAssistente de estacionamento
- Monitor de permanência em faixa
- Alerta de colisão
- Frenagem automática de emergência
- Monitor de trafego cruzado em ré
- Monitor de ponto cego
- Faróis com acendimento automático e ajuste de facho alto
Motor e transmissão
O Equinox é equipado com motor 1.5 de 172 cv e 27,8 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão de seis marchas. O conjunto garante comportamento mais que satisfatório ao SUV, com respostas rápidas e muita oferta de força nas retomadas e ultrapassagens.
Como é o consumo?
O Equinox RS só pode ser abastecido com gasolina. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o consumo é de:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 9,3 km/l | 11,5 km/l |
Suspensão e freios do Equinox RS
O Chevrolet Equinox 2024 conta com suspensão independente nas quatro rodas, com conjunto McPherson (frente) e multilink (traseira). Baixinho, ele não gosta de quebra-molas elevados e nem buracos. Mas o acerto é impecável e oferece muita estabilidade e ótimo comportamento dinâmico. Já os freios utilizam discos ventilados (frente) e discos sólidos (traseira).
Palavra final
Nos 47 do segundo tempo, o Chevrolet Equinox RS mostra que ainda tem fôlego para disputar com seus rivais. Um carro que apesar da idade e ver seu sucessor no “aquecimento” ainda é uma boa opção para quem precisa de SUV bem equipado e bem montado.
O post [VÍDEO] Vale a pena apostar no Chevrolet Equinox RS em 2024? apareceu primeiro em AutoPapo.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.