Quando o carro vai ficando velho algumas manutenções que não são de revisão, mas preventivas ou até corretivas começam a aparecer e uma delas é a troca das mangueiras. Estes ítens que levam o líquido de resfriamento do motor ou o óleo lubrificante não tem muito bem uma data de troca, mas é possível saber quando se deve substituir cada uma das mangueiras do carro.
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Quando substituir cada mangueira do carro?
Mesmo que não tenha data específica, a troca das mangueiras chega quando alguma delas estiver ressecada e com risco de rachar ou partir, o que atrapalha o funcionamento do carro e pode levá-lo até o superaquecimento ou quebra de componentes do motor por falta de lubrificação.
- Quando uma das mangueiras do carro estiver ressecada, a substitua.
Conferindo as mangueiras
O mais importante é verificar todas as mangueiras que transportam fluidos de tempos em tempos. Uma boa dica para todo condutor é inspecioná-las sempre que for levar o veículo a revisão, assim já se aproveita a mão de obra se necessário.
- Como saber se a mangueira está ressecada? Essa verificação é a base do tato. Quando a mangueira é nova ela é flexível e a borracha maleável, porém quando ela está velha fica mais dura e com pouca flexibilidade – essa característica que faz a mangueira rachar e se romper.
Troco todas ou uma de cada vez?
A necessidade da troca de um conjunto de mangueiras vai depender de vários fatores. o Primeiros é se todas foram trocadas na mesma data ou são originais de fábrica. Considerando um modelo com os ítens originais de fábrica, se pode trocar as mangueiras de um certo grupo quando uma delas estiver em mau estado.
- Por exemplo, no radiador quando uma apresenta problemas, pode ser que a outra também já esteja na hora de troca – mesmo sabendo que a superior dura menos pois recebe o líquido em alta temperatura e com maior pressão.
- O mesmo pode ser considerado para outras mangueiras e tubos que carregam líquidos.
Porém, caso uma mangueira já tenha sido substituída e a original não, ela ainda pode estar em bom estado.
Cuidado com a água de bica
Usar apenas água comum no sistema de arrefecimento também pode ser um problema para as mangueiras do carro. Primeiro que apenas a água não consegue manter a temperatura ideal para o funcionamento correto do sistema. Outro ponto é que a água de torneira contém propriedades minerais e isso agride todo o sistema, inclusive a mangueira.
Além de tudo, não usar um aditivo no sistema faz sujeiras e ferrugem se impregnarem nas mangueiras. Isso cria uma crosta que pode até vedar possíveis vazamentos, mas depois os problemas aparecem de forma “repentina”.
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