A Audi decidiu que irá comercializar (quase) toda a sua linha 2024/2024 de automóveis no Brasil com a tradicional tração integral quattro – a única exceção será o compacto o A3. As últimas novidades apresentadas dentro dessa nova diretriz foram os modelos A4 e A5.
Preços do Audi A4 2024/2024
- Audi A4 Prestige: R$ 333.990
- Audi A4 S Line: R$ 359.990
Preços do Audi A5 2024/2024
- Audi A5 Advanced: R$ 359.990
- Audi A5 S Line: R$ 394.990
Junto do renomado sistema de tração, a marca alemã aplicou leves retoques no visual e adicionou novos equipamentos à dupla. No A5 foi acrescentada também a versão Advanced para complementar a gama. Os dois terão apenas a opção de motor 2.0 turbo TSI com 204 cv – ele já foi mais potente, mas restrições impostas pela legislação antiemissões provocaram a redução. O torque é de 32,6 kgfm.
VEJA TAMBÉM:
- Audi: 30 anos de Brasil e a parceria vitoriosa com Ayrton Senna
- Os carros esportivos da Audi no Brasil nos anos 1990
- Audi R8 se despede após 18 anos de mercado
Para os dois modelos, a velocidade máxima está limitada em 210km/h. A diferença no 0 a 100 km/h é ínfima: enquanto os sedan faz em 6,7 segundos, o cupê gasta 6,8 segundos. Nos dois modelos a melhora em aceleração foi de 0,4 segundo em relação à versão com tração dianteira.
Audi A4 quattro
O pacote de equipamentos do Audi A4 quattro inclui faróis full-LED matriciais, pacote ADAS, ar-condicionado automático com três zonas e banco do motorista com regulagem elétrica incluindo apoio lombar, luz ambiente.
A diferença entre as duas versões do A4 Quattro ficam na decoração mais esportiva do S Line, que inclui rodas de 19 polegadas e bancos com desenho mais envolvente. Os únicos opcionais são a pintura metálica, por R$ 2.200, e o teto solar, que custa R$ 11 mil. No S Line existe também uma opção de roda com desenho diferente também por R$ 11 mil.
Audi A5 quattro
A Audi vendia o A5 apenas na versão S Line, com visual mais esportivo. Agora, junto da tração Quattro, o cupê de quatro portas ganhou a versão Advanced com visual mais comportado e preço menor.
O pacote de equipamentos do A5 Advanced bancos dianteiros com regulagem elétrica, chave presencial, painel digital, pacote ADAS, ar-condicionado automático com três zonas, rodas de 19 polegadas, faróis full LED matriciais, teto solar panorâmico, luz ambiente, sistema de som com oito alto-falantes e bancos revestidos em couro.
Na versão S Line são acrescentados os seguintes itens: para-choques esportivos, memória para a regulagem dos retrovisores e banco do motorista, sistema de som premium, rodas de 20 polegadas, bancos dianteiros esportivos e pacote de luz ambiente expandido.
Dimensões
Os Audi A4 e A5 têm praticamente as mesmas dimensões, com 4,75 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,82 metros. O A5 oferece um porta-malas ligeiramente maior, com capacidade de 465 litros, contra 460 l do A4.
Tração garante segurança e performance
A tração quattro (com q minúsculo) é uma marca registrada da Audi, que sempre apostou na tração integral como um diferencial para seus veículos – alguns deles ícones das pistas de rali. No caso dos modelos A4 e A5, o sistema usado é o Haldex.
Na maior parte do tempo a tração é dianteira, mas em caso de demanda, o torque é enviado para as rodas traseiras de forma absolutamente imperceptível. Em curvas de alta, o A5, modelo que colhemos nossas impressões, parecia transitar sobre trilhos (com o perdão do clichê).
Também fizemos algumas simulações de mudança repentina de faixa, como slalom e um “quase” teste do alce. Também com o carro abslutamente sobre controle – o motorista que não tem demanda por performance tem ganho em segurança.
O motor com potência razoável para a categoria atende bem às necessidades em uso cotidiano e tranquilidade para um bom ritmo em rodovias.
Acabamento e ergonomia típicos da marca alemã: seria possível identificar que se trata de um Audi mesmo que as quatro argolas ficassem cobertas.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.