Não é segredo que a Toyota está muito cautelosa com os carros elétricos e não pretende aposentar seus motores a combustão tão cedo. As japonesas Mazda e Subaru também pensam assim.
Essas três montadoras se juntaram para desenvolver novos motores a combustão interna mais eficientes e compactos. O objetivo final da Toyota, Mazda e Subaru é de reduzir as emissões de CO2.
VEJA TAMBÉM:
- Mandachuva da GM volta atrás e confirma híbridos para os próximos anos
- Mercedes admite, pela 1ª vez, que não alcançará meta de carros elétricos
- Renault e Geely lançam empresa que fará apenas motores a combustão
A Toyota mostrou durante o anuncio novos motores 1.5 e 2.0 de quatro cilindros, que prometem ter maior potência específica que os atuais. A Mazda mostrou um motor rotativo que pode funcionar com diversos combustíveis. Já a Subaru trabalha em um boxer aliado com sistema híbrido.
O que todas colocam na mesa é investir nos híbridos e tornar os motores compatíveis a combustíveis alternativos. A Toyota estuda gasolina sintética e o hidrogênio como combustível.
Segundo os japoneses, o verdadeiro inimigo do meio ambiente sempre foi o carbono, não os motores a combustão em si. Por isso ela aposta em várias formas de reduzir as emissões de seus carros por todo o planeta.
Essas três marcas ainda são discretas na investida elétrica. Toyota e Subaru fizeram uma parceria para fazer um SUV, enquanto a Mazda lançou um modelo com baixa autonomia.
A Toyota também fez uma parceria com a BYD para garantir modelos elétricos no mercado chinês. Ela mostrou planos para o futuro, quando tiver com a tecnologia de baterias em estado sólido pronta.
Não são apenas os japoneses que estão expandindo os horizontes. A Renault se juntou com a Geely para continuarem desenvolvendo motores a combustão interna e a Mercedes-Benz voltou atrás em seu plano de fazer apenas elétricos.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.