Como já antecipamos no AutoPapo, a Yamaha realmente lançou a Ténéré 700 no Brasil. Em um evento de fechamento do primeiro dia do Festival interlagos 2024 o modelo foi anunciado, porém só chega no início de 2025.
VEJA TAMBÉM:
- Moto mais esperada da Yamaha é quase certa para o Brasil
- Cinco motos trail antigas que as montadoras poderiam se inspirar
- HONDA ANUNCIA XR 300L TORNADO NO FESTIVAL INTERLAGOS 2024
- Nenhum termo técnico da Ténéré foi oficializado, embora seja uma moto importada. Ao que parece pode ser que algumas adaptações mecânicas podem surgir.
Na apresentação duas trilheiras foram trazidas ao palco e exibidas para o público, porém ambas são a mesma versão com opções de equipamentos diferentes.
A Ténéré 700 vem com um pára-lama dianteiro junto à roda, mas a pedido do cliente um mais elevado para melhor performance off road e/ou malas de viagem podem ser equipados nela.
Yamaha Ténéré 700
A Yamaha Ténéré nasceu em 1976, inspirada na XT 500, moto campeã do Rally Paris-Dakar nos anos de 1979 e 1980. Com seu nome derivado da palavra “deserto” em Tuareg, o modelo se tornou um símbolo da marca para este tipo de off-road.
Passando por várias motorizações: 500, 600 e 660 até a chegada do 700 em 2019, aqui no Brasil ela é apelidada de T7 e mesmo sendo uma uma big trail de mais de 5 anos ainda é muito quista.
Dotada de tecnologia, nela podem ser destacados os amortecedores de longo curso – 210 mm na dianteira e 200 mm na traseira – dos quais a mola da parte de trás é ajustável eletronicamente, ABS com três modos, conectividade com smartphones e um design próprio para o fora de estrada.
Em seu motor a big trail Yamaha Ténéré 700 porta um 689 cm³, 2 cilindros e refrigeração líquida. Este é capaz de 73,4 cv de potência a 900 rpm, 6,9 kgfm de torque a 7.750 rpm e consumo de cerca de 24 km/l. O câmbio possui 6 velocidades.
- A Yamaha ainda não divulgou os preços da moto que chegará ano que vem, mas na Europa seus preços partem de 10.950 € (cerca de R$ 60.800 em conversão direta).
Ficha técnica da T7
Motor: 689 cm³, 4 tempos, 2 cilindros, refrigeração líquida, DOHC
Diâmetro x curso: 80,0×68,6mm
Taxa de compressão: 11,5: 1
Potência máxima: 73,4 cv a 9.000 rpm
Torque máximo: 6,9 kgfm a 6.500 rpm
Sistema de lubrificação: cárter úmido
Tipo de embreagem: disco múltiplo
Sistema de transmissão: 6 velocidades
Transmissão final: corrente
Consumo de combustível: 4,3L/100km
Emissão de CO2: 100 g/km
Quadro: berço duplo com espinha dorsal de tubo de aço
Suspensão dianteira: garfo telescópico invertido de 210 mm de curso
Suspensão traseira: link de braço oscilante e 200 mm de curso
Freio dianteiro: disco duplo hidráulico de 282 mm de diâmetro
Freio traseiro: disco único hidráulico de 245 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 90/90 – 21 M/C 54V
Pneu traseiro: 150/70 R 18 M/C 70V
Comprimento x largura x altura: 2.370 mm; 905 mm; 1,455 mm
Altura do assento: 875 mm
Distância entre eixos: 1,595 mm
Distância mínima ao solo: 240 mm
Peso úmido: 205 kg
Capacidade do tanque de combustível: 16 L
Capacidade do tanque de óleo: 3 L
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.