Muitos consumidores compram SUVs cada vez maiores acreditando que são mais seguros. Na prática não é bem assim, o Instituto de Segurança Viária das Seguradoras dos EUA (IIHS) realizou crash-tests com os principais utilitários grandes e mostrou na prática que tamanho não é segurança.
Os modelos avaliados são SUVs grandes com chassis derivados dos usados por caminhonetes: Chevrolet Tahoe, Ford Expedition e Jeep Wagoneer. Eles passaram por diferentes testes de colisão.
VEJA TAMBÉM:
- Você nem sabia, mas esses 7 equipamentos de segurança só se popularizaram por força da lei
- 7 SUVs de 7 lugares: veja alguns modelos disponíveis no mercado em 2023
- Quais itens de segurança se tornaram obrigatórios nos carros em 2024
Todos foram mal justamente na proteção dos ocupantes do banco traseiro. Isso é alarmante se levar em consideração que muitos consumidores vão atras desses SUVs grandes para levar seus filhos.
O teste que apontou a maior deficiência na segurança dos SUVs foi o small overlap, um impacto frontal contra barreira fixa contra um canto do veículo. Ele simula uma batida em um poste ou árvore.
No Ford Expedition houve deformação e até a separação de parte da célula de sobrevivência. O motorista do carro pode sofrer lesões graves nas pernas em um acidente do tipo.
O modelo do oval azul também falhou em não acionar os airbags de cortina nesse impacto. Isso prejudicou os ocupantes traseiros.
Quem se saiu melhor nos testes foi o Jeep Wagoneer. Ele protegeu mais os ocupantes, seus faróis são mais eficientes e o pacote ADAS funcionou dentro do esperado. Porém ele não conseguiu a nota máxima.
A única categoria onde todos foram bem foi no crash test lateral. A detecção de pedestres da frenagem autônoma de emergência deles também agiu bem durante o dia.
Esses SUVs grandes só se dão bem em caso de uma batida contra um veículo menor. Pois nessa situação é transmitida um impacto maior para o carro de menor porte. Mas em impactos contra outros veículos pesados ou objetos fixos eles vão mal.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.