Apesar de investir forte nos carros elétricos, a Renault não irá desistir tão cedo dos motores a combustão interna. A montadora francesa anunciou uma parceria com a chinesa Geely para criar a Horse Powertrain Limited, que irá desenvolver e produzir propulsores para ambos grupos.
Cada montadora terá 50% de participação nessa nova empresa. Ela irá trabalhar com motores a combustão e sistemas híbridos.
VEJA TAMBÉM:
- Mandachuva da GM volta atrás e confirma híbridos para os próximos anos
- Mercedes admite, pela 1ª vez, que não alcançará meta de carros elétricos
- Renault Kardian híbrido será o rival do Pulse Bio-Hybrid
A Horse Powertrain Limited nasceu de acordos feitos em julho de 2023. Sua sede será em Londres, na Inglaterra, com o cargo de CEO ficando com Matias Giannini e o conselho sendo presidido por Daniel Li.
Segundo o comunicado oficial, a Horse Powertrain será fornecedora de motores para a Renault, Geely, Volvo, Proton, Nissan e Mitsubishi. Ela irá atuar com diversas opções de propulsão e de combustíveis, incluindo etanol e hidrogênio.
Tanto a Renault quando a Geely transferiram suas propriedades intelectuais de motorização para a Horse Powertrain. A nova empresa de motores já inicia as atividades com 17 fábricas em todo o globo, 9 clientes em 130 países, 5 centros de pesquisa e desenvolvimento, cerca de 19 mil colaboradores, produção de 5 milhões de motores anualmente e 15 bilhões de Euros de renda estimada.
Ambas empresas acreditam que o futuro do automóvel será feito com diversidade de alternativas para reduzir as emissões de carbono. Motores a combustão mais eficientes ainda são opções válidas.
Esse anuncio vai de encontro com a promessa da Renault de fazer híbridos no Brasil. a nova plataforma e o câmbio de dupla embreagem que estrearam com o Kardian já possuem predisposição para a eletrificação.
Ter incluído o etanol nesses objetivos para o futuro dá garantia de que estão trabalhando em soluções pensadas no Brasil.
A notícia também vai de encontro com a tendência de algumas montadoras voltarem atrás nos planos de fazer apenas carros elétricos. Recentemente a Mercedes-Benz e General Motors prometeram continuar com os motores a combustão e os híbridos.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.