Qual a diferença entre IPVA e licenciamento? - Trânsitto - Recursos de Multa de Trânsito

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Qual a diferença entre IPVA e licenciamento?

Você gostaria de se livrar da sua multa de trânsito hoje mesmo?

Clique aqui para não ficar sem dirigir.

Olá, motorista! Ter um veículo implica em diversas obrigações fundamentais para mantê-lo sempre atualizado. Mas são tantos processos, nomes e taxas diferentes para pagar, não é mesmo? Por exemplo, você sabe a diferença entre o IPVA e o licenciamento?

Embora sejam semelhantes e estejam relacionados, cada um tem sua própria finalidade e características específicas.

Para acabar com todas as dúvidas, preparamos este artigo que vai te ajudar a entender em detalhes o que é o IPVA e o licenciamento, e quais são suas principais diferenças. Confira!

O que é o IPVA?

IPVA é a sigla para Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, uma taxa obrigatória cobrada anualmente. Esse é um dos principais tributos relacionados aos veículos e, por ser estadual, os valores da alíquota podem variar conforme a localidade.

A verba recolhida do IPVA serve para custear diferentes despesas estaduais, podendo ser destinada para áreas como saúde, educação ou segurança, ficando a critério de cada governo a sua finalidade.

Como é calculado o valor do IPVA?

O valor do IPVA é determinado com base no valor venal do veículo, também conhecido como “valor de tabela” por estar relacionado com a Tabela Fipe. No geral, cada estado determina uma alíquota sobre o valor do automóvel. Em São Paulo, por exemplo, ela é de 4%. Também fica a critério dos governos estaduais decidir quais serão as formas de pagamento e os prazos.

Se quiser um jeito mais fácil de saber o valor do IPVA do seu veículo, o Gringo te ajuda nisso. Com a nossa calculadora de IPVA, basta digitar o valor do seu automóvel e o estado em que ele está emplacado. Em poucos cliques, você já visualiza o valor aproximado de quanto terá que pagar de imposto.

O que é o licenciamento?

O licenciamento é um procedimento anual que todo proprietário de veículo deve realizar para ter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado. Esse documento atesta que o veículo está de acordo com as normas de segurança e meio ambiente estabelecidas pelo órgão de trânsito.

Como é calculado o valor do licenciamento?

Para realizar o licenciamento, o proprietário deve pagar uma taxa, além de outros débitos pendentes, se for o caso. Esse valor é fixo e é determinado por casa estado.

Principais diferenças entre IPVA e licenciamento

Agora que já ficou esclarecido o que é o IPVA e o que é o licenciamento, vamos entender quais são as principais diferenças entre os dois. Veja só!

Utilidade do IPVA e do licenciamento

Enquanto o IPVA tem como finalidade principal a arrecadação de recursos para o estado, o licenciamento é um procedimento administrativo que valida a regularidade do veículo considerando as normas de trânsito.

É importante ressaltar que existe a taxa de licenciamento, que deve ser paga anualmente para que a renovação da licença seja feita, mas apenas o seu pagamento não garante que o veículo esteja regularizado. Para isso, todos os débitos devem ser considerados.

Destinação dos recursos arrecadados

Como mencionado, os recursos arrecadados com o IPVA são destinados ao estado e podem ser utilizados em diversas áreas, como educação, saúde, segurança pública e infraestrutura.

Já as taxas cobradas no licenciamento são direcionadas para os órgãos de trânsito responsáveis pela fiscalização e manutenção da segurança das vias, como o Detran.

Período de pagamento e vencimento

Tanto o IPVA quanto o licenciamento têm calendários específicos de pagamento, que são definidos pelos governos estaduais e determinam os prazos para os proprietários pagarem as taxas.

O calendário do IPVA, geralmente, começa a valer em janeiro e se estende ao longo do ano. No geral, cada estado estabelece um prazo de vencimento para o pagamento em cota única e diferentes datas para o vencimento das parcelas. Também é comum que cada veículo com finais de placas diferentes tenham prazos específicos para pagar o imposto.

Já o calendário do licenciamento costuma ser divulgado nos primeiros meses de cada ano. Ele estipula a data-limite para o pagamento da taxa, antes que os juros comecem a ser contados, e o prazo para finalizar o processo de renovação do CRLV.

Em alguns casos, ambas as datas coincidem, por isso, é necessário ficar atento às informações divulgadas pelo seu estado.

Consequências do não pagamento das taxas

O não pagamento do IPVA pode acarretar, principalmente, em juros por atraso, além de impedir a realização do licenciamento e da transferência de propriedade.

Já quem não pagar a taxa de licenciamento e, consequentemente, não finalizar o processo de regularização do CRLV, está sujeito a infração gravíssima de trânsito. Caso seja parado conduzindo o veículo, o motorista pode levar 7 pontos na carteira, multa de R$ 293,43 e até a apreensão do veículo, dependendo da situação.

Qual a diferença de pagamento entre o IPVA e licenciamento?

Cada um tem as suas particularidades e prazos específicos. Mas a principal diferença entre os dois é que o IPVA, no geral, pode ser pago em cota única ou parcelado, enquanto o licenciamento é pago à vista.

Com isso, a forma de pagamento também é diferente. A taxa de licenciamento é emitida no site do Detran, podendo ser paga diretamente pela internet ou em bancos e casas lotéricas. Também existe a possibilidade de pagar o licenciamento diretamente no aplicativo do Poupatempo para quem é do estado de São Paulo.

Já o processo para pagamento do IPVA pode ser feito de diferentes maneiras. É possível pagar o imposto pelo site da Secretaria de Fazenda ou Detran da sua região. Também há a possibilidade de realizar o pagamento diretamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou de bancos credenciados pelo seu estado.

Paguei o licenciamento, mas não paguei o IPVA, e agora?

Se você pagou o licenciamento, mas não fez o pagamento do IPVA, seu veículo ainda estará irregular perante as autoridades de trânsito.

O IPVA é uma das taxas obrigatórias que devem ser pagas para que o processo de licenciamento seja concluído. Por isso, não é possível regularizar seu carro sem que ambos (taxa de licenciamento e IPVA) estejam quitados.

Mantenha as suas taxas de trânsito em dia com Gringo!

Quer saber uma forma simples e sem burocracia de manter suas taxas de trânsito em dia? É só baixar o Super App do Gringo.

Com ele, você pode pagar IPVA e licenciamento do ano atual ou atrasados em até 12x no cartão de crédito. É tudo muito rápido e, em poucos cliques, é possível regularizar a situação do seu veículo.

Para fazer pagamentos, você pode contar com o Gringo nos seguintes estados: SP, PR, RJ, MG, RS, SC e DF.

Está buscando por conforto, eficiência e praticidade? Chama o Gringo, o melhor amigo do motorista!

 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO

E-mail:
transitto@transitto.com.br

 

Endereço:
Rua Walter Hubacher, 1379 – Sala 1
Bairro: Centro.
Nova Andradina/MS
CEP: 79750-000