A música digital e os serviços de streaming não decretaram o fim da mídia digital. Hoje, os CDs, discos de vinil e até fitas cassete viraram itens colecionáveis e ainda usados por audiófilos. Isso deu uma segunda vida ao primeiro PlayStation.
Comprar um equipamento de som bom ficou caro, ainda mais se existir a exigência por um CD-player de qualidade. O console da Sony virou a alternativa justamente pela qualidade de seu leitor.
VEJA TAMBÉM:
- PlayStation Plus: 5 jogos de corrida para PS1 que não podem ficar de fora
- Sony Afeela é o nome do PlayStation sobre rodas, revelado na CES 2023
- Lewis Hamilton é derrotado pelo tutorial de Driver no Playstation
Os modelos mais procurados são os SCPH-1001 e SCPH-1002, a especificação norte americana daquele primeiro PlayStation quadradão. Eles possuem saídas de áudio RCA na parte traseira, não é uma saída única para som e vídeo como no modelo menor.
Com isso, é possível conectar o console diretamente a um amplificador através de bons cabos. Mas isso não impede de usar os modelos mais novos, já que o processamento de áudio é o mesmo.
O segredo para o som de alta qualidade do PlayStation está em seu conversor digital analógico de alta qualidade e precisão. Ele também possui um processador de áudio especializado Sony CXD2922AGB, 18 bits de resolução e com taxa de amostragem de 44,1 kHz.
Graças a esse hardware, o PlayStation é capaz de reproduzir CDs com qualidade e por um custo menor que um tocador especializado. Alguns audiófilos modificam o console para não depender dos joysticks, como instalar botões de volume e para trocar a música.
Random reminder that some audiophiles covet the original PlayStation for it’s best in class CD player, and apply all sorts of aftermarket mods to integrate them into their Hi-Fi systems. pic.twitter.com/GLGaunWu5H
— Ian Maclure (@Fearian) November 2, 2021
Origem do PlayStation explica a qualidade do som
Antes de criar o primeiro PlayStation, a Sony era focada em equipamentos de áudio e vídeo. Ela foi uma das criadoras do CD e criou eletrônicos importantes como o Walkman e o Discman.
A Sony começou a trabalhar com videogames com a produção do chip de som do Super Nintendo. Essa parceria também existiu para a criação de uma versão desse console que usava CDs, mas a Nintendo decidiu insistir nos cartuchos.
Os esforços não foram desperdiçados e a Sony decidiu fazer seu próprio console. O primeiro PlayStation foi lançado no Japão em 1994. Graças ao uso do CD, os jogos possuíam gráficos avançados com elementos poligonais em 3D e som de alta fidelidade.
Em muitos jogos, a trilha sonora era gravada como arquivos de áudio tradicionais. Por isso, é possível ouvir essas músicas simplesmente colocando o CD em um tocador.
Isso também abriu as portas para músicas licenciadas em jogos, como vemos no Gran Turismo e Tony Hawk Pro Skater. O PlayStation acabou se tornando a referência que outros consoles seguiram, enquanto os cartuchos da Nintendo ficaram datados.
O post Primeiro PlayStation ganha segunda vida como aparelho de som apareceu primeiro em AutoPapo.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.