Algumas cidades têm elementos icônicos no seu visual e o de Londres, capital do Reino Unido, o ônibus vermelho de dois andares está entre eles. Chamados de New Routmaster, hoje, eles são modelos híbridos fabricados pela Wrightbus até 2017.
Agora que a frota de ônibus londrina será substituída a medida em que está envelhecendo, é natural que sejam substituídos por veículos elétricos. Dentre as várias interessadas, está a chinesa BYD que tem kno-how na produção de ônibus elétricos.
VEJA TAMBÉM:
- Concessionária BYD pega fogo e suspeita cai sobre carro elétrico
- BYD: como a marca foi de cópias do Corolla para elétricos de luxo
- BYD Shark está cotada para produção em Camaçari
Para mostras a sua ambição, a montadora apresentou o ônibus elétrico BD11 no Bus Museum da cidade. Claro que já estava caracterizado como o coletivo típico de Londres: vermelho e com doios andares
O ônibus elétrico BYD tem baterias LFP com tecnologia Blade, produzidas pela própria marca, em um sistema modular que permite atingir uma capacidade total de até 532 kWh de capacidade. É a maior capacidade de qualquer veículo comercial visto no Reino Unido.
Desta forma, o ônibus elétrico da BYD tem alcance de até 644 km de autonomia . Números mais do que suficientes para cobrir a distância diária que estes coleticos costumam percorrer de 160 a 32 km. Eles também possuem amortecedores ativos de série e motores elétricos nas rodas, que também proporcionam um raio de giro de 8 metros.
Estas baterias podem ser carregadas até uma potência máxima de pico de 500 kW poor meio de um pantógrafo. Elas também podem ser carregadas de uma forma mais convencional, utilizando carregamento rápido, mas podendo mesmo ligar vários carregadores ao mesmo tempo para que o processo seja mais rápido.
Segundo a BYD, como eles produzem as baterias, é fácil que qualquer alteração ou renovação seja feita de forma mais rápida, fácil e barata. Ainda assim, asseguram que os ônibus BD11 tem durabilidade prevista de 12 e 20 anos. O preço de cada unidade deverá rondar as 400 mil libras (cerca de R$ 2,6 milhões)
Ônibus BYD no Brasil
Há alguns anos, a BYD já fabrica chassis de ônibus elétrico no Brasil, que circulam em diversas cidades pelo país. São 4 modelos:
- D9W: piso baixo para aplicação em carroceria com até 13m de comprimento
- D9A: piso alto para aplicação em carroceria com até 13m de comprimento
- D11A: piso alto para aplicação urbana (especialmente aos projetos de BRT) em carroceria com até 23m de comprimento
- D11B: piso baixo para aplicação urbana em carroceria com até 22m de comprimento
O post Ousada, BYD quer se tornar o ‘tradicional ônibus vermelho’ de Londres apareceu primeiro em AutoPapo.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.