Comprar um Toyota é praticamente sinônimo de não ter dor de cabeça, já que este japonês tem a fama de ser um dos mais duráveis do mundo. Porém não é isso que está acontecendo com vários SUVs de Luxo da marca na Rússia, Mais de 3.000 Land Cruiser 300 e Lexus LX foram convocados para recall no país.
VEJA TAMBÉM:
- Toyota investe no carro elétrico a etanol; entenda
- Toyota confirma fechamento de fábrica do Corolla no Brasil
- Fraudes da Toyota: maior do mundo precisa cuidar de sua imagem
Conforme trazido pela Agência Federal de Regulamentação Técnica e Metrologia (Rosstandart), um programa de recall Toyota foi apresentado voluntariamente pela própria fabricante. A ação que teve início dia 31 de maio abrange 3.864 unidades dos modelos Toyota Land Cruiser 300, Lexus LX 500D e LX 600, vendidos desde 30 de setembro de 2021 até o presente.
Motivo do recall Toyota
O recall se deve a um problema no conjunto de transmissão desses veículos. Segundo a Rosstandart, quando os carros são colocados em ponto morto, um pistão de embreagem específico pode não desengatar imediatamente os discos de embreagem do freio das placas do motor. Isso pode resultar na transferência parcial de potência para as rodas, permitindo um leve movimento do veículo para frente em superfícies planas caso o freio de estacionamento não seja acionado, aumentando assim o risco de acidentes.
Os veículos afetados passarão por uma reprogramação da Unidade de Controle Eletrônico (ECU) da transmissão automática.
- Os proprietários podem verificar de forma independente se seus veículos estão sujeitos ao recall Toyota comparando o código VIN de seus carros com a lista disponível no site da Rosstandart. Caso o veículo esteja incluído no programa de recall, o proprietário deve entrar em contato com a concessionária mais próxima para agendar o reparo.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.