Uma das manutenções mais corriqueiras e importantes em um automóvel é a troca do óleo do motor. Ele é responsável pela lubrificação das partes móveis e evita que o atrito entre as peças eleve a temperatura até o ponto de fusão.
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E junto da troca de óleo também há outros itens que precisam ser substituídos, como anel do bujão, filtro de ar e filtro de óleo. Mas muita gente negligencia a troca do filtro de óleo para baratear o preço da manutenção.
Uma das justificativas, inclusive de oficinas, é que a validade do filtro de óleo é maior que a do lubrificante. Alguns manuais recomendam a troca a cada 10 mil km.
Quando trocar o filtro de óleo?
A quilometragem é similar à troca da maioria dos lubrificantes. No entanto, há um porém. Quando se roda em centros urbanos congestionados, a baixas velocidades, o motor opera no chamado modo severo. Assim, é recomendado a troca na casa dos 5 mil km.
Assim, muita gente faz a troca do óleo do motor, mas deixa a substituição do filtro para a manutenção seguinte, uma vez que ele ainda não teria completado o ciclo de 10 mil km. De fato, faz sentido. Mas a prática é um erro que pode custar caro.
A razão é simples, o filtro de óleo geralmente deposita uma parte do lubrificante que é colocado no motor. Basta ver que quando se tira o filtro, mesmo após o mecânico ter esgotado o óleo velho do cárter, ainda resta muito fluido dentro dele.
Assim, quando não se substitui o filtro de óleo do motor, o novo lubrificante será contaminado pelo fluido velho. Este óleo vencido já não oferece as mesmas propriedades e para piorar os resíduos que circulam pelo bloco e comprometem a lubrificação adequada de peças como anéis, pistões, bielas e mancais.
E se não bastasse, o filtro de óleo do motor velho ainda está cheio de impurezas que irão se misturar com o lubrificante novo. Tudo isso pode reduzir a vida útil do motor.
Lubrificante contaminado
Mas tem mais. Deixar de trocar o filtro de óleo ainda pode ocasionar em um problema ainda maior. Suponhamos que o proprietário não tenha etiqueta com a especificação do lubrificante da última troca e também não lembre qual marca utilizou.
Há o risco de o motor ser abastecido com um fluido diferente do antigo. Ou seja, pode ocorrer a mistura de lubrificantes diferentes. Isso é um perigo pois compromete as propriedades químicas do óleo com o risco de ser incapaz de cumprir com a função de lubrificação das peças do motor.
Assim, na tentativa de economizar R$ 25, R$ 50 ou R$ 100, o dono carro corre o risco de fundir o motor e receber uma conta para cima de R$ 5 mil. Ou seja, quando for trocar o óleo do motor, sempre substitua o filtro. Combinado?
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