janeiro 16, 2025

Fiat 500 elétrico será adaptado para usar motor a combustão

fiat_500c_collezione_1957_hybrid_

A Fiat precisa aumentar o volume de produção em sua fábrica de Mirafiori, na Itália. Ela faz hoje o 500 elétrico, que está com vendas baixas devido a falta de interesse dos europeus por carros elétricos.

O hatch compacto ganhará uma versão híbrida para ajudar a aumentar esse volume de produção. A nova geração foi apresentada com uma plataforma nova que foi criada para carros elétricos, essa base será adaptada para receber motores a combustão.

VEJA TAMBÉM:

O Fiat 500 de 2007 segue em produção na Polônia e mantém boas vendas mesmo estando defasado. Ele possui uma versão híbrido leve, com motor 1.0 Firefly aspirado aliado a um pequeno motor elétrico e câmbio manual.

Segundo a revista britânica AutoCar, o modelo de nova geração deverá manter esse sistema de propulsão. A publicação chama o carro de Fiat 500 Ibrida, híbrido em italiano, e prevê o lançamento para 2026.

fiat 500c collezione 1957 hybrid
A geração lançada em 2007 segue em produção e conta inclusive com versão híbrido leve que usa motor 1.0 Firefly e câmbio manual (Foto: Fiat | Divulgação)

Essa readequação na plataforma poderá permitir também o uso de motores mais fortes e eletrificados, como o conjunto 1.0 turbo BioHybrid que será usado na linha brasileira da Fiat. A revista está com expectativas de um novo 500 Abarth a combustão.

Hibridizar o Fiat 500 novo irá aposentar de vez o modelo antigo feito no Polônia. Essa mudança irá liberar espaço na planta para produzir novos carros elétricos da Leapmotors, marca chinesa adquirida pela Stellantis.

A plataforma do Fiat 500 elétrico também será atualizada para receber novas tecnologias de bateria e ficar mais eficiente. A Fiat irá acompanhar esse modelo de um novo Panda, que usará a plataforma CMP desenvolvida pela Peugeot e terá versões híbridas e elétricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *