Exame Toxicológico | Quem Perdeu Prazo Têm 30 Dias Para Regularizar - Trânsitto - Recursos de Multa de Trânsito

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Exame Toxicológico | Quem Perdeu Prazo Têm 30 Dias Para Regularizar

Você gostaria de se livrar da sua multa de trânsito hoje mesmo?

Clique aqui para não ficar sem dirigir.

Os condutores das categorias C, D e E com exame toxicológico vencido, possuem 30 dias para regularização, para não serem penalizados com multa gravissíma. Conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran),  3,4 milhões de motoristas ainda precisam regularizar a situação.

Lembramos que o prazo para regularização para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, terminou em 31 de março. Caso esses motoristas não façam o teste até 30 de abril, eles poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1 de maio, conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Motorista Flagrado com Exame Toxicológico Vencido:

Motorista flagrado dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame vencido por mais de 30 dias sera multado. Dessa forma a penalidade de multa para a infração prevista na Lei 14.599/2023 é de

  • Infração – gravíssima (7 pontos na CNH)
  • Multa do exame toxicológico multiplicada por 5 vezes (R$ 1.467,35) e, em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses, multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir.

Caso o resultado do Exame indique positivo, o motorista será penalizado com:

  • Infração – gravíssima (7 pontos na CNH) ;
  • Multa do exame toxicológico multiplicada por 5 vezes (R$ 1.467,35), em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses, multa (dez vezes)
  • E suspensão do direito de dirigir por 3 (três) meses, condicionado o levantamento da suspensão à inclusão no Renach de resultado negativo em novo exame, ou seja, só poderá dirigir novamente com um novo resultado negativo do exame toxicológico.

Como verificar se o Exame Toxicológico está em dia:

  • Acesse a área do condutor da CDT;
  • Clique no botão “Exame toxicológico”;
  • Verifique se o prazo para realização está vencido;
  • Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados assim como faça a coleta para a realização do exame.

O Exame Toxicológico é uma ferramenta fundamental para a segurança no trânsito, desse modo desempenha um papel crucial na prevenção de acidentes e na preservação de vidas. A sua realização é de extrema importância, especialmente para os motoristas profissionais responsáveis pelo transporte de cargas e passageiros.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO

E-mail:
transitto@transitto.com.br

 

Endereço:
Rua Walter Hubacher, 1379 – Sala 1
Bairro: Centro.
Nova Andradina/MS
CEP: 79750-000