No início da semana algumas motocicletas Bajaj Dominar 400 foram vistas com configurações diferentes em seus motores. Segundo relatos, estas contavam com apenas uma vela de ignição e a anunciada oficialmente pela marca no Brasil conta com três. Em esclarecimento a Bajaj confirmou que o que muitos acreditaram ser até fake news, na verdade é uma adequação às leis de emissão.
VEJA TAMBÉM:
- Bajaj lança irmã da sua campeã de vendas, na Índia
- Motos mais vendidas do Brasil: indiana se mantém à frente da queridinha Honda
- [VÍDEO] Pop 110i ES 2025 ganha partida elétrica e câmbio sem manete por menos de R$ 10 mil
- Segundo informações divulgadas no canal do Bill Motoka, e posteriormente confirmadas pelo AutoPapo com a Bajaj, a marca se pronunciou oficialmente a respeito da nova Dominar 400 com apenas uma vela de ignição e afirmou que as adequações europeias e asiáticas servirão para o Brasil.
Agradecemos por sua pergunta sobre a mudança na configuração de vela de ignição do motor da Dominar 400. A transição de uma configuração de três velas para uma única vela foi motivada pelas exigências das normas de emissões Euro 5 / BS6 (que são a base da homologação de veículos no Brasil), que requerem que o motor funcione de forma estequiométrica, com uma razão ar/combustível de 15, para uma conversão eficiente do catalisador especialmente para as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx). Nesse contexto, a operação estequiométrica diminui a vantagem da configuração de múltiplos plugs, tornando mais eficiente e compatível com as regulamentações ambientais a implementação de uma única vela de ignição. Essa mudança visa garantir que o motor atenda aos padrões de emissões mais rigorosos e contribua para uma melhor qualidade do ar sem impactar na performance do produto.”, afirma a Bajaj.
A regulamentação europeia (Euro 5) e a indiana (BS6), prevêem a redução de poluentes, assim como o brasileiro Promot (Programa de controle da poluição do ar por motociclos e veículos similares), que está em sua fase 5.
- Por aqui, essas mudanças já mexeram no motor de várias motos, principalmente as carburadas que realmente estão extintas das fábricas brasileiras.
A Bajaj afirma que, mesmo com a alteração na definição de sua Dominar 400, o modelo não será afetado no quesito potência.
Dominar 400 com 3 velas
O motor da Bajaj 400 comercializada atualmente aqui no Brasil é um monocilíndrico de 373,27 cm³, 4 tempos, refrigeração líquida e com 3 velas de ignição. Este conjunto garante 40 cv a 8.800 rpm e torque máximo de 3,590 kgfm a 6.500 rpm.
O post Bajaj ajusta motor da Dominar 400, mas promete manter desempenho apareceu primeiro em AutoPapo.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.