A Scania tem feito uma grande aposta nos modelos a gás biometano para o Brasil. Em 2018 a montadora fez a primeira apresentação e teste junto a empresa Citrosuco, antiga parceira da marca sueca em testes, já em 2019 durante a 22° Fenatran, a montadora fez a apresentação pública e o início das vendas.
No ano seguinte, em 2020 a montadora realizou as primeiras entregas e até 2023 acumulou 500 caminhões a gás vendidos. Agora, em 2024, esse número já saltou para 1.000 mil, sendo que 900 já estão em operação.
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Para atender as necessidades de seus clientes, lá em 2023, ela apresentou o X-gás que mostramos aqui no AutoPapo, entretanto, agora ela traz mais um modelo para a família e lança dois novos motores a gás biometano. O primeiro motor é de OC13 103 de 420 cv e 214 kgfm de torque. Já o segundo motor é o OC13 104 de 460 cavalos e 234 kgfm de torque.
O modelo de 460 cv recebe a cabine GH, com alívio de peso e volume que permitiu adição de dois tanques extras que comportam 235 “litros de gás”, cada. Eles se somam aos 8 cilindros de 95 litros que são acoplados no chassi onde tradicionalmente fica os tanques a diesel. Outra mudança é no entre-eixos que tem 3,6 m. Ao todo o modelo tem capacidade para 300 m³ de gás, o que dá a autonomia de 650 km.
Além da cabine mais leve, o modelo passa a contar com o câmbio Opticruise G25CM, que já equipa a linha Super. De acordo com a Scania, dentre as vantagens da nova caixa, como a troca mais rápida, o G25CM é 75 kg mais leve e compacto que a caixa anterior, a GRS905. Com essas configurações, o modelo pode ser acoplado a implementos ou carretas 15,4 m popularmente conhecidas como “carreta 30 pallets” e está legalmente dentro no novo limite de 19,3 m para composições de uma articulação.
“Vale o grande destaque para o Scania GH 460 6×4, que representa a entrada definitivamente da marca na atuação no Agro com produtos a gás. Trata-se de um marco para a Scania e para o mercado”, afirma o gerente de Vendas de Soluções a frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil, André Gentil.
Bomba Relógio?
Um dos primeiros pensamentos, é referente a possíveis acidentes, já que não é nada incomum ler notícias sobre carros com kit gás que explodiram, entretanto a Scania garante que seus caminhões são mais seguros, inclusive que os modelos a diesel. A montadora ainda menciona que os cilindros de gás são feitos na Polônia e não tem soldas, sendo uma peça única, aumentando a residência do material, que é feito de material balístico. No mais a Scania também menciona que cada cilindro de gás tem válvulas contra vazão, temperatura e pressão, sendo assim, caso um cilindro venha a ter algum problema, a válvula isola o tanque.
Scania já conta com 4 modelos a gás no Brasil
Com o lançamento do novo X-gás a Scania passa a ofertar 4 modelos a gás, sendo esses:
Scania P280 (chassi rígido) B4x2 | B6x2 | B6x4
- Entre eixos: 3750 mm até 6350 mm
- Cilindros: 8x95L ou 8x118L
- Volume de gás: 182m³ a 226 m³
- Autonomia: 400km a 500 km
- Scania (pode ser com cabina P ou G cavalo mecânico) 340 A4x2
- Entre eixos: 3750 mm até 3950 mm
- Cilindros: 8x95L ou 8x118L
- Volume de gás: 182m³ a 226 m³
- Autonomia: 400 km a 500 km
Scania X-gás G420 ou G460 A4x2 | A6x2 | A6x4
- Entre eixos: 3600 mm
- Cilindros: 8x95L + 2x235L
- Volume de gás: 300 m³
- Autonomia: Até 650 Km
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