Salão de Genebra continuará existindo, mas não será em Genebra

A novela do Salão de Genebra teve um encerramento: o evento foi movido definitivamente para o Qatar. O evento possui 119 anos de tradição, sendo realizado anualmente na Suíça e trazendo os principais lançamentos da indústria automotiva.

Segundo a fundação que organiza o evento, essa decisão veio da falta de interesse dos fabricantes em participar e incertezas da indústria. O Salão de Genebra não ocorre na cidade que dá nome à feira desde 2020, quando foi suspenso devido a pandemia do Covid-19. A edição de 2023 foi realizada em Doha, no Qatar.

VEJA TAMBÉM:

A próxima edição está marcada para novembro de 2025, também em Doha. Apesar da mudança de localização, o nome segue sendo “Geneva International Motorshow”, “Salão do Automóvel de Genebra” em tradução livre. Para evitar problemas, usam o nome “GIMS Qatar”.

A edição de 2023 do Salão de Genebra teve a participação oficial apenas da Renault e da Rivian. Os outros carros expostos vieram de representantes locais instalados no Qatar, como concessionárias.

Apesar dessa insistência, a tendência é de que os Salões tradicionais diminuam. Muitas montadoras já anunciaram que não irão participar desses eventos, como a Volvo. A Stellantis não fez esse tipo de confirmação, mas já se ausentou o Salão de Detroit.

No Brasil, o tradicional Salão do Automóvel de São Paulo mudou para ser um evento no autódromo de Interlagos, com participação de menos montadoras. Esse formato novo trouxe a vantagem de oferecer test-drive na pista e vendas podem ser realizadas por lá.

Correndo contra essa corrente está o Salão de Pequim. Além de ser grande, ele virou um mostruário do que os chineses são capazes de fazer e do que veremos nas ruas em breve.

Algumas montadoras, como a BMW, apostam em eventos de tecnologia para mostra seus conceitos. Nas últimas edições da CES, tradicional feira de tecnologia realizada em Las Vegas, houveram anúncios importantes da marca bávara, da Volkswagen e de outras empresas.

Sair da versão mobile