Há alguns meses a BMW lançou sua nova R 1300 GS, big trail que substituiu a 1250, e durante o Festival Interlagos trouxe também uma versão rally da nova 900. Para não deixar a irmã menor com todos os holofotes a marca decidiu apresentar na Europa a nova BMW R 1300 GS Adventure, um modelo mais bem preparado para situações extremas. Os grandes destaques desta monstruosidade são seu câmbio automatizado e tanque de 30 L de capacidade.
- Ainda não há informações sobre preços ou inicio das comercializações.
VEJA TAMBÉM:
- BMW R18: andamos na famosa boxeadora
- Câmbio ‘automático’ em moto: presta ou não?
- BMW R 12 começa a ser fabricada no Brasil e já tem previsão de vendas
Chamado de Automated Shift Assistant (ASA), ou Assistente de troca de marchas automatizado, em português, a tecnologia funciona por meio de atuadores eletromecânicos que trocam as marchas automaticamente, sem a necessidade do piloto acionar o pedal ou o manete.
Entretanto, para os mais tradicionais a moto continua com o pedal e trocas, mas perde o manete de embreagem – diferenciando-a de alguns concorrentes como a Honda, que tira ambos de suas automatizadas. Desta forma o condutor consegue desfrutar das trocas com o auxílio do quickshifter ou de forma 100% automatizada.
Nas suspensões a BMW R 1300 GS Adventure vem equipada com o novo ajuste eletrônico de suspensão dinâmica (DSA), que adapta dinamicamente o amortecimento e a taxa de mola conforme o modo de pilotagem e condições de carga.
Quatro modos de pilotagem padrão fecham as partes tecnológicas que se destacam na moto: Rain (chuva), Road (estrada), Eco e Enduro.
Na motorização a nova R 1300 GS Adventure segue com o lendário motor boxer de dois cilindros, agora ainda mais potente com 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm. Este é o boxer BMW mais poderoso já produzido em série. O novo design compacto inclui uma transmissão sob o motor e um arranjo de comando de válvulas otimizado.
- O chassi principal de chapa metálica foi otimizado e agora está mais rígido. A moto também conta com um novo chassi traseiro de tubo de treliça de alumínio e sistemas de suspensão EVO Telelever e EVO Paralever revisados, para precisão de direção e estabilidade.
Segundo o chefe de desenvolvimento da marca, Christof Lischka, o design também é um ponto positivo e não só aos olhos, pois a harmonia de cada parte garante um melhor desempenho à gigante, afirma.
A aparência da nova BMW R 1300 GS Adventure certamente atrairá atenção. A grande GS não é apenas visualmente diferente de sua irmã quase delicada. Nunca antes o conforto do assento, a ergonomia e a proteção contra o vento e o clima foram tão harmoniosamente combinados com manuseio preciso, conforto de suspensão excepcional e funcionamento suave. A nova BMW R 1300 GS Adventure estabeleceu para si a meta de se tornar a referência para motocicletas de aventura grandes.”, exalta Lischka.
- A BMW R 1300 GS tradicional também contará com o sistema ASA a partir do ano-modelo 2025
Nas tecnologias a nova BMW R 1300 GS Adventure inclui:
- Controle de torque de arrasto do motor (MSR);
- Controle Dinâmico de Frenagem (DBC);
- Controle de Partida em Subida (HSC) como padrão;
- Controle dinâmico de tração (DTC) de série;
- Controle de cruzeiro dinâmico (DCC) com função de freio de série;
- Assistente de pilotagem com controle de cruzeiro ativo (ACC);
- aviso de colisão frontal (FCW); aviso de mudança de faixa e aviso de colisão traseira (RECW);
- Controle adaptativo de altura do veículo; conforto e suspensão esportiva como equipamento opcional de fábrica;
- Faróis Matrix LED e faróis auxiliares recém-desenvolvidos integrados à carroceria como padrão;
- Farol Pro com farol adaptativo como equipamento opcional de fábrica;
- Protetores de mão com indicadores de direção integrados como padrão;
- Compartimento de carregamento para smartphone com entrada USB integrada e tomada de alimentação de 12 V integrada como padrão;
- Aquecimento do assento para o condutor e o passageiro para maior adequação ao turismo como equipamento opcional de fábrica; variantes de altura do assento como equipamento opcional de fábrica;
- RDC, Keyless Ride e manoplas aquecidas como padrão.
- Chamada de emergência inteligente como padrão (dependendo do mercado);
- Punhos aquecidos; Passeio sem chave (direção, ignição e trava do tanque de combustível);
- Monitor de pressão dos pneus;
- Controle de torque de arrasto do motor; BMW Motorrad ABS Integral Completo Pro;
- Controle de cruzeiro DCC com função de freio;
- DSA;
- Faróis auxiliares.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.