Habilitação Provisória: Como cancelar Multas e não perder a CNH

Habilitação Provisória: Como cancelar Multas e não perder a CNH

Se você está com habilitação provisória, e quer cancelar as multas para não perder a CNH, temos aqui informações relevantes que poderão ajudá-lo.

Boa parte das pessoas que conseguiram com muito trabalho a habilitação provisória, e por algum deslize no trânsito foram multadas, certamente temem que sejam impedidas de colocar as mãos no sonhado documento definitivo, a CNH.

Por isso, selecionamos para você, informações para orientá-lo como proceder para que não venham arcar com um prejuízo que poderá ter possibilidades de ser evitado.

Habilitação Provisória, o princípio de tudo.

Após os exames médicos e psicológicos, para o futuro motorista, ocorre a acirrada batalha, enfrentando dias e mais dias de instruções na autoescola em busca da habilitação.

Até que chega o momento esperado de treinar na rua, e com muita adrenalina, o candidato sente o gosto de estar conduzindo um veículo.

O instrutor o orienta para que esteja atento aos demais motoristas, pedestres e não se esqueça de controlar a velocidade e ao mesmo tempo, não viole as sinalizações, para que não haja multas.

Ao receber a aprovação, de posse da Habilitação provisória, ele deixa de ser aprendiz para se tornar responsável por seus atos no trânsito, já se tornou um motorista, embora em experiência.

Ainda que não seja fácil como muitos pensam, daí em diante o motorista responderá sozinho por cada infração cometida e entrará em um jogo, no qual, se lhe faltar cautela, perde definitivamente sua CNH.

Habilitação Provisória, qual o motivo das multas.

Boa parte das inflações de trânsito, não ocorrem por incompetência do motorista, e sim devido à grande necessidade de estar alerta aos diversos fatores ao mesmo tempo.

O motivo das multas, não poderão se basear sem as provas, na ideia de que houve incompetência do motorista, ou formação deficiente por parte da autoescola.

Qualquer pessoa por mais responsável e segura que seja, estará sujeita a perder sua Habilitação provisória ou CNH, pois não depende apenas de fatores externos, mas também de condições internas do condutor.

Desta forma, um condutor poderá ultrapassar um sinal, não ver um pedestre, e até ir na contramão por não enxergar uma placa, devido estar desgastado, com problemas sérios no lar ou trabalho, sonolento ou sob efeito de medicamentos.

O fato, é que boa parte desses argumentos não funcionam como justificativa perante as leis de trânsito. E mesmo que não seja proposital, certos tipos de inflações, são multados sem piedade.

Isso, se não ocorrer a cassação da Habilitação provisória, devido a classificação: grave e gravíssima, ou mesmo 2 médias, dentro dos 12 meses antes da definitiva.

Mas, se o caso não foi a perca total da Habilitação para dirigir, existe a possibilidade de recorrer e livrar-se das multas, para conseguir a CNH definitiva.

Quais são as multas que fazem perder a Habilitação Provisória?

Um motorista novato, tem muita chance de receber multas, principalmente por infrações leves como: “Fazer ou deixar que façam consertos de veículos em vias locais ou estacionar o veículo à 50 centímetros à um metro do meio fio” ...

Isto, apesar de gerar multas, não o privará de sua CNH, mas só serão toleráveis uma multa leve e uma média. Caso tenha uma (1) infração grave ou gravíssima ou 2 médias, correrá o risco de não colocar as mãos na CNH Definitiva.

Suponhamos que você tenha cometido infrações no trânsito, sem ter dado conta de que as cometeu. De repente chega em sua casa uma notificação de que, foi instaurado um processo para suspender seu direito de dirigir. Sabe o que fazer?

Pessoas desinformadas, poderão entrar em pânico e colocar tudo a perder, mas não precisa ser assim.

Habilitação Provisória, como cancelar as multas e não perder sua CNH.

É claro que ninguém gostaria de perder a oportunidade de receber sua CNH e ter que começar tudo de novo, gastando tempo, dinheiro e neurônios. Mas, existe uma saída!

Primeiramente, é bom que você esteja ciente, de que estando com a habilitação provisória, não conseguirá cancelar suas multas ou evitar a perda definitiva de sua CNH, sem a ajuda de um profissional que intentada do assunto.

Mas a boa notícia, é que isso é possível. Sim! recorrer aos órgãos competentes para não ter que refazer toda a trajetória até a CNH poderá ser muito viável e com grandes chances de sucesso.

Principalmente se for provado que suas inflações foram consequências de fatores externos, como má iluminação da via pública, dentre outros. Desde que não seja algo de extrema seriedade e dano irreparável.

Aqui, temos para você, algumas dicas, caso esteja ainda com Habilitação provisória e contraiu multas, mas não quer perder sua CNH:

5 Dicas simples para cancelar suas multas e não perder sua CNH.

  1. Após receber a notificação, sobre a infração cometida, o autuado deverá recorrer às vias administrativas, tais como: JARI, ou competentes órgãos municipais ou estaduais, responsáveis pelo local onde a transgressão foi autuada.
  2. Esteja atento pois, a opção acima deverá ser a primeira tentativa de recuperar o direito de dirigir, sem que haja necessidade de gastos judiciais. Mas caso, após pagar as multas não obtenha êxito, siga a opção a seguir.
  3. “Não quebre a cabeça sozinho”! Se o JARI ou demais órgãos municipais e estaduais competentes não resolverem, busque ajuda com um advogado credenciado para o orientar.
  4. Livre-se de amadores ou pessoas que se ofereçam para resolver suas questões sem possuírem credenciamento para tal, poderão ser estelionatários, ou oportunistas, prontos para darem golpes. Seja precavido.
  5. Procure conhecer de perto seus direitos, pois não poderão tirar sua CNH, sem que antes você tenha apresentado defesa, como consta no artigo 256, III, do Código de Trânsito Brasileiro e do CONTRAN nº 182/2005. A lei garante que o condutor tem direito à todas as defesas, antes que venha perder de fato sua CNH.

Esperamos ter ajudado com as informações aqui expostas, quanto a sua habilitação provisória.

Mas, caso já tenha recorrido ao JARI e órgãos competentes, para cancelar suas multas e não perder sua CNH, e ainda assim não conseguiu resolver nada, estamos prontos à ajudá-lo.

Entre em contato conosco e iremos orientá-lo melhor, avaliando sua situação dentro do contexto da ocorrência, clique aqui para nos escrever. Faremos o possível para que você consiga, a sonhada Carteira Nacional De Habilitação.

5 (100%) 3 votes

 

Receber uma Notificação (multa) não é uma boa experiência! Preencha seu nome e email e terá a orientação de um especialista de como recorrer e possivelmente anular a multa. A consultoria é grátis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *